sexta-feira, setembro 04, 2020

Deputada Teresa Leitão faz apelo à Secretaria de Educação pelo reajuste do Piso Salarial dos Professores


A deputada estadual Teresa Leitão (PT) cobrou ao Governo do Estado o pagamento do reajuste do Piso Salarial Profissional do Magistério, definido por Lei Federal em Janeiro de cada ano. A cobrança foi durante reunião plenária na manhã desta quinta (03). O Piso Salarial em 2020 é de R$ 2.886,24 para 40 horas semanais de trabalho.

Teresa Leitão explicou que os professores de nível superior do Estado são os mais prejudicados com a defasagem nos salários, pois o valor do piso é para o início da carreira. Além disso, quando não implantado no início do ano, causa prejuízo financeiro à categoria. “As negociações levam reajustes para o décimo mês do ano, onde se implanta sem retroativo de outubro, novembro, dezembro e o décimo terceiro. Em janeiro, acontece novo reajuste, no qual Pernambuco não pratica”, explica.

"O meu apelo é para que se chegue em uma conclusão e um consenso da implantação do piso. Não podemos permitir que a conquista do Plano de Cargos e Carreiras, tão suada, merecida e legitimada pela luta dessa classe, caia no desuso, pois é isso que vem acontecendo", comenta.

"Se o piso não é reajustado em todas as carreiras e em todas as matrizes salariais, não é possível que ocorra a valorização àqueles que possuem titularidade, como a graduação, licenciatura plena, mestrado, especialização e doutorado", completa.

De acordo com Teresa, o período de educação remota devido a pandemia do novo coronavírus tem sobrecarregado os profissionais, criando uma situação de indignidade salarial.

"Os professores estão com uma carga de trabalho muito maior, pois as aulas remotas, do modo como elas são configuradas hoje, estão exigindo muito do magistério - em criatividade, dedicação, acesso, inventividade. Só o compromisso profissional é capaz de responder a esse esforço", declarou a deputada.

Por Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário