quinta-feira, março 28, 2019

Reeducandos plantam mais de 400 mudas de árvore no Recife

Objetivo é ampliar as áreas verdes da cidade para combater o calor e promover a reinserção social através do trabalho

Uma nova árvore para cada ano do Recife. Assim, sete reeducandos que cumprem pena no regime aberto, estão plantando 482 mudas de árvores em diferentes pontos da cidade. Desta quarta (27) a sexta (29), eles fazem o cultivo de 132 mudas no Parque do Caiara, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste. Os cumpridores são assistidos pelo Patronato Penitenciário, vinculado à Executiva de Justiça e Promoção e Direitos do Consumidor (SJPDC), por meio da Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

Com o intuito de ampliar as áreas verdes da cidade para combater as ilhas de calor e promover a reinserção social através do trabalho, os apenados trabalham através de um convênio entre a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco. Eles trabalham de segunda a sexta e recebem um salário mínimo. Os convênios não são regidos pela CLT e sim pela Lei de Execuções Penais, o que isenta o empregador de pagar 13° salário, férias e outros encargos sociais.

No último dia 16, o Parque da Macaxeira já recebeu 200 novas mudas e outras 150 serão plantadas no Canal do Arruda e na Avenida Agamenon Magalhães. As mudas são oriundas das sementeiras do Jardim Botânico e da Emlurb, localizada no Sítio da Trindade. Entre as espécies plantadas, estão, ipês, palmeiras, pau formiga, cordão de ouro, acácias e ubaias.

“Nosso maior objetivo é fazer com que os egressos do sistema prisional tenham chances de recomeçar longe do crime, através do estudo e trabalho. Atualmente, mais de 900 apenados trabalham através de convênios de empregabilidade”, destaca o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis.

Para o reeducando Robeval Santana, 38, o trabalho tem sido a chance de mudar de vida. “além de voltar para sociedade de forma honesta, estou contribuindo para a saúde de nossa cidade com o plantio diário de novas árvores. É uma atividade muito honrosa”, conta.

Foto: Andréa Rego Barros / PCR / Cortesia
Imprensa Patronato Penitenciário PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário