quinta-feira, março 28, 2019

Em Pernambuco, reeducandos ganham a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho



Nesta quinta (28) e sexta (29), o Patronato Penitenciário, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), seleciona um grupo de 65 reeducandos que cumpre pena no regime aberto para trabalhar na limpeza urbana de Recife e Olinda. O processo seletivo acontece na sede do Patronato Patronato Penitenciário, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. O intuito é garantir que os cumpridores retornem à sociedade longe do crime

Os novos trabalhadores vão atuar na limpeza urbana, drenagem, paisagismo, e limpeza das praias das cidades. Serão 44 em Olinda e 21 no Recife. Os convênios não são regidos pela CLT e sim pela Lei de Execuções Penais, o que isenta o empregador de pagar 13° salário, férias e outros encargos sociais.


Antes de serem chamados para a seleção, os apenados passaram por entrevista prévia, cursos de capacitação e acompanhamento jurídico e psicológico. “Estamos ampliando os convênios com instituições públicas e empresas privadas para que esses reeducandos possam ser reinseridos na sociedade de forma digna. Atualmente, mais de 900 apenados trabalham através de convênios de empregabilidade”, destaca o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis.

Para a reeducanda A.F., 33 anos, que conquistou uma vaga de trabalho, “é a chance de subir na vida com honestidade”, conta.

SJDH-PE
Fotos: Ray Evllyn/SJDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário