sábado, março 16, 2019

Ovinocaprinocultura: Reunião do Território de Itaparica e Rota do Cordeiro debate construção do abatedouro frigorífico em Floresta



Foi realizado nesta sexta-feira, 15 de março, no auditório da Secretaria de Agricultura de Floresta, Parque de Exposição, reunião do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo Itaparica e ROTA DO CORDEIRO e PRODETER- Programa de Desenvolvimento Territorial do BNB. O evento reuniu um público de 35 parceiros institucionais, representantes do poder público do território Itaparica, prefeituras, Cooperativa COOPERCAPRI - Floresta e ASCOOPETRO - Petrolândia, SEBRAE-PE, Banco do Nordeste, Codevasf, MAPA, Prorural, IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco e instituições de classe como STR-Floresta, Conselhos Rurais do Território, CMDRS. Dentre as autoridades destacamos, a presença do prefeito Ricardo Ferraz, município de Floresta-PE, Dep. Estadual, Fabrizio Ferraz, autor da emenda de criação da comissão estadual da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura.


Além do representante do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Diretor Nacional de Irrigação, Mychel Ferraz, que anunciou a garantia dos recursos e investimentos para construção do abatedouro frigorífico e qualificação dos agentes econômicos produtores da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura. A coordenação da reunião e discussão dos assuntos foi conduzida pelo Coordenador do Comitê Gestor Territorial, EDMIR Souza, auxiliado pelo Sr. TITO Rosa, representante do IPA, TULIO Laranjeira, Secretário de Produção Rural de Floresta e pelo Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, ADELMO Azevedo, que destacou que o Fórum do PRODETER-BNB e a ROTA DO CORDEIRO, foram criados para discutir e apontar soluções e melhorias para a Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, no território do Sertão de Itaparica, no qual participa ativamente todos atores envolvidos com a referida atividade econômica.

O representante do MAPA, Michel Ferraz, oficializou a liberação de recursos na ordem de 2,5 milhões de reais direcionado à construção do abatedouro frigorífico para Ovinos e Caprinos e 500 mil reais para capacitação nas diversas áreas da referida cadeia produtiva, incluindo a gestão do empreendimento. O representante do IPA, Sr. TITO Ferraz, colocou sua equipe técnica a disposição para atuar juntamente com o SEBRAE, PRORURAL, COOPERCAPRI, e municípios, no sentido de atuar dentro de um planejamento específico para a região na ATER e na realização de capacitações com vistas a viabilizar as melhorias no sistema produtivo que o sistema de abate certificado e o mercado exige, como também, sugeriu a união dos esforços das equipes técnicas das diversas entidades no sentido de construir um planejamento de forma que as ações de todos os parceiros apontem para o mesmo objetivo.

Na ocasião, teve inicio as discussões no tocante a gestão do abatedouro, tema sensível que ficou em aberto e que será aprofundado após análise dos seus aspectos legais, uma vez que se trata de recursos públicos e assim, serão tomadas as decisões nesse aspecto. O abatedouro é pleito antigo dos criadores de caprinos e ovinos do Sertão de Itaparica, região com o maior rebanho do Estado de Pernambuco.

Presentes à reunião representantes dos municípios de Floresta, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Tacaratu, Petrolândia, Itacuruba e Jatobá, além do MST, Associações de Produtores e criadores, técnicos, entre outros.





Texto: Tito Ferraz
Fotos: Adelmo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário