sábado, janeiro 27, 2018

Coletivos Estaduais de Pernambuco debatem e organizam ações em torno do Fórum Social Mundial


As mobilizações para a organização dos Coletivos Estaduais pró-Fórum Social Mundial 2018 (FSM 2018) já estão sendo realizadas nos quatro cantos do Brasil. Em Pernambuco, dezenas de organizações e movimentos sociais participam do Comitê Pernambucano Pró-FSM, em Recife. A criação dos Comitês Facilitadores Estaduais foi um encaminhamento da Reunião do Conselho Internacional do Fórum, que ocorreu durante o Seminário Internacional, nos dias 15 e 16 de outubro, em Salvador.

O Comitê local reúne cerca de 40 organizações de diversos movimentos, coletivos e redes da Região Metropolitana de Recife e interior de Pernambuco. Raimundo Cajá, da Equip e ABONG-PE, destaca a importância da organização da delegação. “Este Comitê é para organizar a delegação que estará presente no Fórum Social Mundial de 2018. Vamos construir o Fórum das resistências, o maior Fórum de todos os tempos”, ressalta Cajá.

São nove organizações sociais que compõem a coordenação do Coletivo: Mirim Brasil, Fórum de Economia Solidária de Pernambuco, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Movimento dos Povos Tradicionais das Cidades, Gabinete Assessoria Jurídica Organizações Populares (Gajop), Movimento de Bairros, Vilas e Favelas, Grupo Adolecer, Grupo Convergência Negra e a Escola Formação Quilombo Palmares (Equip)/ABONG-PE.

O Comitê Estadual de Pernambuco está trabalhando na mobilização da sociedade e captação de recursos para levar o maior número de pessoas e organizações sociais para participar do FSM 2018. “Temos o encaminhamento de priorizar a participação das populações mais afastadas da região metropolitana com maior dificuldade de articulação: a população indígena, Ribeirinha, quilombola e dos terreiros que estão mais afastadas”, pontuou, Felipe Antônio Araújo, do Mirim Brasil.

INSCRIÇÃO PARA O FSM - As inscrições para o Fórum Social Mundial 2018 (FSM 2018) continuam abertas no site www.fsm2018.org. Os interessados podem se inscrever nas modalidades: Participante, Comitê e Grupo de Trabalho, Entidade, Atividades, Inscrições Solidárias e Casos Especiais. O prazo para as inscrições vai até o dia 10 de março e no local durante o evento.

O FSM 2018 será realizado entre os dias 13 e 17 de março deste ano e terá como território principal o Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas outros espaços de Salvador também abrigarão atividades do evento. Do Parque do Abaeté, em Itapuã, ao Parque São Bartolomeu, no subúrbio, vários locais se tornarão territórios de diálogo e convergência do Fórum.

Apenas coletivos ou organizações podem inscrever Atividades que farão parte da programação do Fórum, e que serão autogestionadas. Ou seja, as organizações devem ficar responsáveis por definir os nomes de palestrantes e suas presenças em Salvador, por meios próprios e seu formato das atividades. Já a organização do FSM 2018 garantirá o espaço para a realização da atividade proposta e divulgação da mesma na programação no site do Fórum.

Para a edição do FSM 2018, a novidade é unir aos eixos, lemas e bandeiras com o intuito de contribuir ao processo de mobilização e articulação das resistências entre si, que são abertos e podem ser propostos por redes, plataformas, organizações e movimentos sociais. Alguns lemas já sugeridos em consultas feitas no site do Fórum são: “A vida não é mercadoria”, “Nada sobre nós, sem nós”, “Cidadania sem Fronteiras”, entre outros.

Os eixos temáticos do FSM 2018 são:
● Ancestralidade, Terra e Territorialidade;
● Comunicação, Tecnologias e Mídias livres;
● Culturas de Resistências;
● Democracias;
● Democratização da Economia;
● Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental;
● Direito à Cidade;
● Direitos Humanos;
● Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos;
● Feminismos e Luta das Mulheres;
● Futuro do FSM;
● LGBTQI+ e Diversidade de Gênero;
● Lutas Anticoloniais;
● Migrações;
● Mundo do Trabalho;
● Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia;
● Paz e Solidariedade;
● Povos Indígenas;
● Vida Negras Importam.

PROGRAMAÇÃO - O Grupo Facilitador do Fórum Social Mundial 2018 já definiu a programação inicial do evento.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO FSM 2018

13 de Março de 2018
11h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018
15h: Marcha de Abertura – Resistir é Criar, Resistir é Transformar
19h: Show/Atividades Político Culturais

14 de Março de 2018
9h: Atividades de Convergências
14h30: Atividades Autogestionadas
17h: Atividades Autogestionadas
19h30: Atividades Político-culturais

15 de Março de 2018
9h: Atividades de Convergências
14h30: Atividades Autogestionadas
17h; Atividades Autogestionadas
19h30: Atividades Político-culturais

16 de Março de 2018
9h: Assembleia Mundial das Mulheres
11h: Reunião das Relatorias
15h: Assembleias Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios de Resistências
20h: Ato Rumo ao FAMA

17 de Março de 2018
8h30: Ágora dos Futuros (Agenda de Ações Pós Fóruns)
12h: Cortejo Cultural (Encerramento simbólico do FSM 2018)
14h: Reunião do Conselho Internacional do FSM

18 de Março de 2018
10h: Reunião do Conselho Internacional do FSM
15h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018

FEIRA DE ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA COM INSCRIÇÕES ABERTAS - Empreendimentos que se baseiam nos princípios e práticas da economia solidária, interessados em participar do FSM, podem se inscrever para o processo seletivo para ocupação dos espaços compartilhados de comercialização de produtos.

Um dos principais objetivos do FSM desde sua criação é o fortalecimento de outra economia que já acontece em comunidades e redes produtivas propondo relações solidárias na relação entre empreendimentos populares e usuários dos seus serviços ou produtos. Por isso, a economia popular e solidária tem prioridade política e organizativa do FSM 2018, com espaços para exposição, trocas, ofertas de serviços ou vendas de alimentos, artesanatos e produções dos empreendimentos e suas parcerias.

As inscrições devem ser feitas até dia 20/02/2018, exclusivamente pelo site do FSM (https://wsf2018.org/). Após este período, o GT Economia Solidária do Grupo Facilitador do FSM 2018 irá realizar um processo de seleção dos empreendimentos com base em critérios que levem em conta a diversidade dos segmentos, dos continentes, países e estados brasileiros, dos vários movimentos sociais participantes do processo de organização do FSM e da variedade de produtos e serviços. Esta definição também levará em conta, as exigências legais brasileira, estaduais e municipais e os espaços disponíveis.

Os empreendimentos serão informados do resultado de sua inscrição pelo GT e os selecionados deverão pagar uma taxa de R$ 100,00 ou esse valor equivalente em sua moeda de origem. Inscreva seuempreendimento aqui no endereço: https://www.surveymonkey.com/r/B7JBJ9S.

Escola de Formação Quilombo dos Palmares (Equip)

Nenhum comentário:

Postar um comentário