segunda-feira, junho 12, 2017

PRF e MPT realizam ação no Ceasa para alertar sobre o trabalho infantil

Iniciativa contará com capacitação de profissionais e palestras para a população; Campanha #ChegadeTrabalhoInfantil será divulgada (Foto: Divulgação/PRF)

Uma campanha de conscientização sobre o enfrentamento ao trabalho infantil ocorre na próxima segunda-feira (12), a partir das 8h, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), na Zona Oeste do Recife. A ação é desenvolvida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

A iniciativa contará em um primeiro momento com a capacitação de operadores de mercado e trabalhadores da limpeza que trabalham no Ceasa, para que eles possam identificar e denunciar casos encontrados aos órgãos competentes. Em seguida, será realizada uma ação educativa junto ao público que frequenta o local, com o apoio de um ônibus adaptado para a realização de palestras e exibição de vídeos sobre o tema.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2015) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou o número de 2,672 milhões de crianças e adolescentes, na idade entre 5 a 17 anos, que trabalham no Brasil. Em Pernambuco, houve um aumento de cerca de 12% nos números. Antes, eram 109.000. Atualmente, são 122 mil. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 85 milhões de crianças no mundo estão enquadradas nas piores formas de atividades.7 Esse número corresponde a 51% do total do trabalho infantil no mundo.

Campanha

Além de ser privada do direito à infância, a criança que trabalha normalmente abandona a escola, comprometendo seu desenvolvimento intelectual, físico, psicológico e emocional. Por isso, foi lançado o movimento #ChegadeTrabalhoInfantil, para convidar toda a sociedade a fazer parte da campanha de enfrentamento a essa prática no país.

Núcleo de Comunicação Social
Polícia Rodoviária Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário