terça-feira, janeiro 17, 2017

Capivara resgatada em Olinda recebe cuidados no Cetas Tangara

Animal apareceu nadando perto dos arrecifes na praia de Casa Caiada e foi resgatado pela CPRH e Corpo de Bombeiros (Foto: CPRH/Divulgação)

Uma capivara resgatada na manhã desta terça-feira (17), na orla de Olinda, após prender a atenção de banhistas durante boa parte da manhã, recebeu cuidados iniciais no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), nesta tarde, e passará por exames clínicos nesta quarta (18). Embora muito cansada, ela passa bem e não tem ferimentos visíveis, o que sinaliza que deve retornar à natureza em poucos dias.

O resgate foi feito no final da manhã, por uma equipe da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) – órgão ambiental que administra o Cetas –, com o suporte do Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com registros em blogs informativos, ela foi vista, cedinho, nadando nas proximidades dos arrecifes na Praia de Casa Caiada, na área próxima ao Hospital Esperança Olinda (antigo Prontolinda).


Depois de algumas horas, o resgate foi feito e o animal foi levado ao Cetas, onde chegou muito cansado, mas aparentemente bem. Passou por um banho, para retirada do sal, e, devido ao estresse, foi alojada no setor de internação do Cetas, com água e comida, onde está sob observação. Nesta quarta, passará por avaliação dos veterinários – será visto se há necessidade ou não de exames.

Localizado no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, o Cetas foi inaugurado oficialmente pela CPRH em dezembro último. No local, os animais silvestres resgatados, apreendidos em ações de fiscalização ou mesmo provenientes de entrega voluntária passam por reabilitação física e comportamental, sendo preparados para serem reintroduzidos em seu habitat natural.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário