sexta-feira, abril 08, 2016

Incêndio na Chesf liberou gases tóxicos e pelo menos 16 substâncias cancerígenas

O fogo foi controlado após quase seis horas do Corpo de Bombeiros e 120 mil litros de água. Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) vai amargar ainda mais prejuízos após o incêndio que atingiu o Centro de Reparação de Óleo da companhia, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife na quarta-feira passada. No dia seguinte, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) inspecionaram a área e o órgão decidiu autuar e multar a companhia em até R$ 250 mil por poluição atmosférica. Segundo o órgão, além de gás carbônico, monóxido de carbono e carbono negro, gases altamente tóxicos para o ser humano, a queima também liberou substâncias cancerígenas.

As chamas, que tiveram início por volta das 9h30, consumiram cerca de 150 mil litros de óleo mineral, armazenandos em 13 toneis. Em cinco horas de incêndio, pelo menos uma tonelada de substâncias nocivas teriam sido lançadas no ar.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o óleo possui em sua fórmula química hidrocarbonetos aromáticos e os anéis de benzeno que, quando queimados,
transformam-se em outras substâncias menores, porém mais perigosas entre elas pelo menos 16 compostos cancerígenos. Por enquanto, não foram encontrados indícios de contaminação do solo ou do lençol freático, mas uma análise mais profunda na área foi solicitada.

Ainda não se sabe o que teria dado início à combustão que afetou a estação de tratamento de óleo utilizado nas turbinas de transmissao de ernegia que atendem todo o Nordeste.O resultado da perícia que apura as causas do incêndio deve sair em 30 dias. Enquanto isso, a SMAS já exigiu à Chesf a apresentação de um Plano de Emergência e de equipamentos de prevenção para uso em caso de acidentes ambientais.

O fogo foi controlado após quase seis horas do Corpo de Bombeiros e 120 mil litros de água, reforço da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e carros-pipas. Doze viaturas e 60 militares foram deslocados para a ocorrência que foi encerrada às 16h.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário