sexta-feira, dezembro 18, 2015

Vaticano confirma canonização de Madre Teresa de Calcutá


O Vaticano confirmou nesta sexta-feira (18) que irá canonizar Madre Teresa de Calcutá. A cerimônia será realizada em setembro de 2016, segundo a Igreja Católica. O milagre atribuído a Madre Teresa ocorreu em Santos, no litoral de São Paulo, em 2008.

O G1 conversou na manhã desta sexta-feira com o Padre Caetano Rizzi, responsável por encaminhar o processo de canonização ao Vaticano. De acordo com ele, o homem, de 35 anos na época, estava passando lua de mel em Gramado (RS) e teve que ser levado às pressas para Santos. No hospital, ele foi diagnosticado com hidrocefalia e com oito abscessos espalhados pelo cérebro.

"Ele estava no Centro Cirúrgico, inconsciente, e estava faltando um dreno. Quando o médico foi buscar o equipamento, ele recuperou totalmente os sentidos, em poucos minutos. O médico marcou a cirurgia para o dia seguinte, mas o homem acordou e tomou café sozinho. Não houve cirurgia", relata.


Enquanto o homem estava internado, a mulher dele foi até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Vicente, e conversou com o padre Elmiran Ferreira, bastante abalada e pediu auxílio.

"Ela falou para o padre que ele estava bastante mal, em estado terminal. O padre deu para ela a medalhinha de Madre Teresa de Calcutá. Ela pegou a medalhinha e colocou no travesseiro dele no hospital. O padre também pediu para ela rezar em nome da Madre Teresa", lembra.

Alguns meses depois, um Exame da Ordem dos Médicos foi feito e, no resultado, foi afirmado que a resolução da doença era cientificamente inexplicável. A votação do colegiado, formado por sete médicos, foi unânime.

Além do Padre Elmiran, existiram outras 14 testemunhas ouvidas pelos membros do Tribunal Diocesano, que veio a Santos, em junho, para recolher a documentação e provas do milagre. "Um processo de 400 páginas foi mandado para o Vaticano. A equipe médica constatou que de fato houve um milagre. Nesta terça-feira (15) a comissão examinou e ontem a tarde o Papa deu seguimento ao processo", explica Rizzi.

De acordo com o Padre Rizzi, o reconhecimento é uma gratidão e uma benção para a Igreja da Baixada Santista. "Eu já tinha trabalhado no processo de Santa Josefina Bakhita. Foi extraordinário", finaliza.

Reconhecimento
O Vaticano confirmou nesta sexta-feira (18) que irá canonizar Madre Teresa de Calcutá. A cerimônia será realizada em setembro de 2016, segundo a Igreja Católica.

"O Santo Padre autorizou a Congregação das Causas dos Santos a proclamar o decreto sobre o milagre atribuído à intercessão da beata madre Teresa", afirma o Vaticano em um comunicado.

De acordo com o Vaticano, o Papa Francisco abriu caminho para a canonização após aprovar um decreto reconhecendo um milagre atribuído à religiosa.

Segundo o jornal dos bispos italianos "Avvenire", que já havia adiantado nesta quinta a canonização, o homem curado por Madre Teresa é um brasileiro que estava em fase terminal e se recuperou em 2008. O milagre aconteceu na diocese de Santos, no litoral de São Paulo.

De acordo com a vaticanista do jornal, Stefania Falasca, que conhece pessoalmente o Papa, Madre Teresa deverá ser canonizada no dia 4 de setembro de 2016, em Roma, por ocasião do Jubileu da Misericórdia, iniciado no dia 8 de dezembro. A data deverá ser confirmada durante um consistório. Ainda não se sabe se a cerimônia será realizada em Roma ou na Índia.

O Avvenire afirma que a cura milagrosa atribuída à intervenção de Madre Teresa foi reconhecida durante uma reunião de especialistas da Congregação para as Causas dos Santos, há três dias.
História

Madre Teresa
Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), que nasceu em uma família albanesa na Macedônia, fundou sua própria congregação em 1950, as Missionárias da Caridade, e se dedicou durante mais de 40 anos aos pobres e aos doentes, especialmente na cidade indiana de Calcutá. Ela foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

Mariane Rossi/Do G1 Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário