quarta-feira, agosto 12, 2015

"A reforma política discutida no Brasil é uma tragédia", diz especialista

Antonio Lavareda e Mônica Bergamo recebem a doutora em Ciência Política Helcimara Telles (Foto: Thiago Cogo)

A doutora e professora de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Helcimara Telles é a convidada desta quinta (13) do Ponto a Ponto, da Band News, para falar sobre temas como campanhas e reforma políticas. Apresentado pela jornalista Mônica Bergamo e o cientista político Antonio Lavareda, o programa vai ao ar às 22h.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Opinião Pública (UFMG), nas manifestações do dia 12 de abril, foi observado, de acordo com a professora Helcimara Telles, que parte significativa dos manifestantes apresentavam resistência às políticas de promoção social. "É interessante observar que 70% dos manifestantes responderam que as pessoas que recebem o Bolsa Família se tornam preguiçosas", comentou a cientista política.

Sobre a reforma política, amplamente discutida na Câmara e no Senado, a doutora em Ciência Política diz que é uma "tragédia para o país e a democracia. Uma tragédia favorável ao aumento da corrupção." Ela acredita que o financiamento exclusivamente privado de campanha tende a aumentar a corrupção no país. "O representante passa a ser representante de empresas que vão cobrar fatura", falou.

A doutora disse ser a favor da reeleição porque "permite que o eleitor avalie o candidato não pelo seu marketing político ou suas promessas de futuro. Acho uma certa falta de noção dos congressistas, no momento em que a cidadania exige medidas que reduzam a corrupção", disse.

Helcimara Telles é chair do IV Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanha, que será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 19 de setembro, no Conservatório da UFMG. O evento é organizado pela Associação Latino-americana de Pesquisadores em Campanhas Eleitorais ALICE e o Grupo de Pesquisa “Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral", da Universidade Federal de Minas Gerais.

No congresso, será concedido, ao melhor trabalho apresentado, o Prêmio Antonio Lavareda, sociólogo, professor e escritor, responsável por 80 campanhas (nacionais e internacionais). Além de ser pioneiro nos estudos da neurociência aplicada ao marketing político no Brasil.

As reprises da atração vão ao ar na sexta (14), às 3h, sábado (15), às 17h, e domingo (16), às 14h e 23h30.

Milton Couto/SL.MCI Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário