quarta-feira, junho 25, 2014

De dez equipes classificadas para as oitavas até agora, sete são latino-americanasas; confira os confrontos da Copa desta quarta (25)


A Copa no Brasil teve suas surpresas. Campeões mundiais como Espanha e Inglaterra deram adeus já na segunda rodada. A Costa Rica, encarada inicialmente como o “patinho feio" do grupo da morte, deixou espectadores boquiabertos ao derrotar Uruguai e Itália, e se classificar para as oitavas de final como primeira colocada. Agora, a caminho de sua fase eliminatória, o Mundial em terras brasileiras começa a ganhar ares de Copa América, com duelos entre nações latino-americanas, e a certeza de que um de seus representantes estará garantido nas semifinais. Cenário perfeito para coroar o clima de fraternidade latino-americana que tomou conta das ruas nas capitais brasileiras durante a fase de grupos.

Caso o Equador passe para as oitavas, será o melhor desempenho da América Latina em Copas do Mundo desde 1986, quando o sistema de oitavas de final foi implantado. Em 2010, na África do Sul, seis seleções latino-americanas avançaram para as oitavas: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, México e Chile.

Classificados dos grupos E e F serão definidos nesta quarta

Nesta quarta-feira, os classificados para as oitavas de final dos grupos E e F serão definidos. Com jogos em Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro e Manaus, às 13h e às 17h, apenas uma das quatro seleções em campo está garantida na segunda fase: a Argentina. 
Confira mais detalhes e a ficha técnica de cada jogo.

Já classificada, a Argentina enfrenta a Nigéria nesta quarta-feira, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O craque Lionel Messi, que completou 27 anos nesta terça, pretende, em campo, dar o presente à torcida e definir a vitória - como fez nas duas primeiras partidas, contra Bósnia e Irã. Com esse resultado, os argentinos garantem também a primeira colocação da chave. Para o jogo, o técnico Alejandro Sabaella ainda tem dúvidas sobre a escalação e não sabe se permanece com o time titular para tentar dar mais chances de adaptação ao grupo ou se poupa alguns jogadores para evitar possíveis lesões e ainda testar novas opções no elenco. À Nigéria, que disputa a última vaga com o Irã, apenas a vitória interessa.
Ficha técnica: Nigéria x Argentina

Nigéria: Enyeama; Ambrose, Yobo Omeruo e Oshnaniwa; Mikel, Onazi, Babatunde e Odemwingie; Musa e Emenike. Técnico: Stephen Keshi.

Argentina: Romero; Zabaleta, Garay, Fernández e Basanta; Mascherano, Gago, Di María e Messi; Agüero e Higuaín. Técnico: Alejandro Sabella.

Última rodada (Grupo F). Estádio: Beira-Rio, Porto Alegre (RS). Quarta-feira (25), às 13h. Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália). Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (ambos da Itália)

Ainda vivo na competição e em meio à uma confusa disputa pela última vaga de classificação do grupo, o Irã enfrenta a Bósnia na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os asiáticos precisam vencer e torcer para a Argentina vencer a Nigéria por, pelo menos, dois gols de diferença. Caso os hermanos vençam por apenas um, a classificação entre iranianos e nigerianos vai depender de sorteio.
Ficha técnica: Bósnia-Herzegovina x Irã

Bósnia-Herzegovina: Begovic; Mudiza, Sunic e Spahic; Besic, Hajrovic, Medunjanin, Misimovic, Pjanic e Lulic; Dzeko. Técnico: Safet Susic.

Irã: Haghighi; Montazeri, Hosseini, Sadeghi e Pooladi; Shojael, Teymourian, Nekounam e Hajsafi; Dejagah e Ghoochannejhad. Técnico: Carlos Queiroz.

Última rodada (Grupo F). Estádio: Arena Fonte Nova, Salvador (BA). Quarta-feira (25), às 13h. Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha). Assistentes: Roberto Alonso Fernandez e Juan Yuste (ambos da Espanha)

Já que, matematicamente, nenhuma das seleções desta chave garantiu uma das vagas para as oitavas, equatorianos e franceses se enfrentam nesta quarta precisando da vitória. Para a França, a situação é mais tranquila, já que até mesmo uma derrota pode garantir a liderança, enquanto o Equador precisa vencer. Para favorecer as duas equipes, a Honduras precisa vencer a Suíça no jogo que acontece na Arena Amazônia.
Ficha técnica: Equador x França

Equador: Dominguez, Paredes, Guagua, Erazo e Avoyi; Noboa, Montero, Minda e Antonio Valencia; Caicedo e Enner Valencia. Técnico Reinaldo Rueda.

França: Lloris; Debuchy, Koscielny, Sakho e Evra; Matuidi, Sissoko, Pogba e Valbuena; Benzema e Griezmann. Técnico: Didier Deschamps.

Última rodada (Grupo E). Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ). Quarta-feira (25), às 17h. Árbitro: Noumandiez Doue (Costa do Marfim). Assistentes: Songuifolo Yeo e Jean Claude Birumushahu (ambos da Costa do Marfim)

Na Arena Amazônia, em Manaus, a partida entre Honduras e Suíça ainda vale, para as duas equipes, uma das vagas de acesso às oitavas. Para que se classifiquem, os hondurenhos precisam da primeira vitória neste Mundial. Já os suíços podem garantir a vaga com um empate, contanto que a França vença o Equador. O clima em Manaus é a maior preocupação das duas equipes. De acordo com as previsões, o termômetro pode marcar até 30 graus, com a umidade relativa do ar chegando a 90%.

Ficha técnica: Honduras x Suíça


Honduras: Valladares; Beckeles, Fernández, Figueroa e Izaguirre; Claros, Espinoza, Chávez e Garrido; Costly e Bengtson Técnico: Luis Fernando Suárez.

Suíça: Benaglio; Lichtsteiner, Djourou, Senderos e Rodríguez; Inler, Behrami, Shaqiri e Xhaka; Mehmedi e Seferovic. Técnico: Ottmar Hitzfeld.

Última rodada (Grupo E). Estádio: Arena Amazônia, Manaus (AM). Quarta-feira (25), às 17h. Árbitro: Nestor Pitana (Argentina). Assistentes: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ambos da Argentina)

.Fonte: Jornal O Globo/Arena das Nações

Nenhum comentário:

Postar um comentário