quinta-feira, maio 15, 2014

Gabinete do deputado Manoel Santos participa de debate sobre Identidade e Etnia quilombola, em Mirandiba neste final de semana



Com objetivo de trabalhar a identidade e a etnia dos remanescentes de Quilombo, com foco no acesso às políticas públicas, a Associação das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (Ascquimi) irá realizar, neste final de semana (sexta e sábado), no município, um evento, que inclui uma caminhada e um Seminário. O gabinete do deputado Manoel Santos estará presente, no segundo dia.

A caminhada, que acontecerá no primeiro dia, percorrerá as principais ruas da cidade e terminará na sede da Prefeitura, onde os participantes pretendem apresentar, ao governo municipal, um documento com reivindicações de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, segurança hídrica e acesso à terra, voltadas para as comunidades quilombolas.

Na avaliação da pedagoga e integrante da Comissão Municipal dos Quilombolas, Ângela Maria dos Santos, as políticas públicas existem, são uma conquista e precisam chegar a essa parcela da população. “O município de Mirandiba possui 14.308 mil habitantes, dos quais, segundo o IBGE, 11.334 mil se declaram negros. Além do mais, nós possuímos 11 comunidades quilombolas certificadas, que vivem em áreas rurais distantes. Diante de tantos números expressivos, não é aceitável que essa população permaneça sem acesso a condições básicas para viver”, alertou.


No sábado, na comunidade do Araçá, quando será realizado o I Seminário de Identidade e Etnia Quilombola, a representante da Fundação Cultural Palmares, entre os estados de Alagoas e Ceará, Maria José da Silva, irá falar sobre as questões sociais e culturais, além de orientar os caminhos para o acesso às políticas públicas disponíveis no âmbito do Governo Federal. Um representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irá tratar da questão da titulação dos territórios quilombolas.   Ao final do Seminário, os participantes irão construir um planejamento, que irá nortear a atuação do movimento, na luta por políticas públicas.



Assessoria de Imprensa do Deputado Manoel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário