quinta-feira, dezembro 26, 2013

Correio da Bahia divulga ranking de prefeituras com balanços reprovados pelo TCM

Prefeitura de Gongogi: campeã em desaprovação pelo TCM-BA, 
com 14 balanços anuais reprovados e um ainda não julgado

Ranking elaborado pela coluna Satélite, do jornal Correio da Bahia, sobre o quadro de finanças das 417 prefeituras baianas no Tribunal de Contas dos Municípios coloca Gongogi, no Sul do estado, como a grande campeã em desaprovação, levando-se em conta os últimos 15 balanços anuais analisados pela Corte. Entre 1998 e 2012, teve 14 contas reprovadas e uma, a de 2008, ainda não julgada. No segundo lugar, com 13 reprovações, estão emboladas Araçás, Queimadas e Nilo Peçanha. Pedrão, com 12, ocupa a terceira colocação, seguida por Guaratinga (11) e Itabuna (10). Por outro lado, 36 não tiveram uma só reprovação do tribunal no período - incluindo cidades mais conhecidas, como Dias D'Ávila, Guanambi, Brumado, Mucugê, Pojuca, Luis Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Catu e Santo Antonio de Jesus. Contudo, a maior parte das aprovações se deu com ressalvas.

Conta dos grandinhos - Em relação ao balanço de julgamentos do exercício de 2012 das 15 maiores cidades do interior do estado, nove delas tiveram as contas reprovados pelo TCM em julgamentos este ano: Barreiras, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Simões Filho, Eunápolis e Porto Seguro. Outras três - Alagoinhas, Lauro de Freitas e Paulo Afonso - foram aprovadas pelo tribunal, mas com ressalvas. Duas prefeituras, a de Camaçari e a de Ilhéus, ainda não tiveram as finanças do ano passado analisadas pela Corte. 

Apesar das decisões contrárias do TCM, a maior parte dos municípios escapa de punições severas - como a suspensão de repasses de convênio federais - porque conseguem passar nas votações dos vereadores.

Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário