quinta-feira, novembro 07, 2013

Pai e filho são presos por fraudes milionárias ao seguro DPVAT em Sergipe

'Prejuízos causados pelas fraudes estão sendo contabilizados, mas são milionários', 
diz delegada Annecley Figueiredo

Um policial militar reformado, de 56 anos, e o filho dele foram presos durante uma operação contra fraudes ao Seguro DPVAT, deflagrada pelo Departamento de Defraudações e Combate à Pirataria (DDCP), em Aracaju (SE), na terça-feira (5).

A polícia apresentou detalhes da operação intitulada ‘DPVAT Seguro’ na manhã desta quinta-feira (7). Segundo a delegada Annecley Figueiredo, a investigação teve início em 2011 e deu origem a um inquérito de mais de três mil páginas. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, mas a polícia acredita que a fraude seja milionária.



As investigações foram iniciadas após denúncias realizadas pela Seguradora Líder, que suspeitava de irregularidades em requerimentos de indenizações referentes a acidentes de trânsito. Formulários foram encaminhados à seguradora através dos Correios, como é de praxe, no entanto, as assinaturas das supostas vítimas de acidentes ocorridos em diversos estados do país, eram falsificadas.

De acordo com a delegada, pai e filho agiam diretamente na prática do crime. “O pai já tem passagem pela polícia pelo mesmo crime de fraude ao DPVAT. Além deles dois, outros cinco envolvidos já foram identificados e já estão sendo procurados”, disse.

Ainda segundo Annecley Figueiredo, mais de cem fraudes foram identificadas durante as investigações, mas a polícia acredita que esse número seja maior, pois a administradora do seguro, no caso a Seguradora Líder, continua enviando denúncias de casos suspeitos, que precisam ser investigados.

“Eles agiam desde 2009 e deram um prejuízo milionário, que ainda está sendo contabilizado pela seguradora”, afirmou. O grupo falsificava todos os documentos exigidos para o recebimento do seguro, como boletins de ocorrência, certidões de nascimento, de óbito, laudos do Instituto Médico Legal, relatórios médicos, entre outros. Além disso, eles indicavam as contas bancárias das supostas vítimas, onde o dinheiro das indenizações deveria ser depositado. “Vale ressaltar que, os tais acidentes mencionados nos requerimentos, nunca existiram”, explicou.

Com os suspeitos, a polícia apreendeu diversos documentos referentes a esses requerimentos do Seguro DPVAT, computadores, pen drives, um tablete e outros equipamentos eletrônicos que estão sendo periciados. O policial reformado foi encaminhado ao Presídio Militar (Presmil) e o filho dele à Delegacia Plantonista. Eles devem permanecer custodiados nestes locais à disposição da Justiça.

G1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário