quarta-feira, novembro 04, 2020

Adagro convoca produtores para segunda etapa de vacinação contra febre aftosa em Pernambuco

Apenas animais de até dois anos devem receber a segunda dose da vacina. A meta é imunizar 662.750 bovinos e bubalinos até 30 de novembro (Foto: Adagro/PE)

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), convoca os pecuaristas pernambucanos para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que acontece de 1º a 30 de novembro. A meta é imunizar 662.750 bovinos e bubalinos de zero a 24 meses.


Além de garantir a vacinação, os produtores devem declarar 100% do rebanho, ou seja, todos os animais de sua propriedade, inclusive os que estão fora da faixa etária da campanha, os que nasceram ou morreram. A declaração é obrigatória e deve ser efetuada até 15 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site www.adagro.pe.gov.br.

Na primeira etapa, que aconteceu nos meses de junho e julho, foram imunizados 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos, atingindo uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano. Mesmo com as medidas de isolamento social, o Estado conseguiu superar os 90% de cobertura vacinal, meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“O empenho e comprometimento dos criadores, dos funcionários da Adagro e das prefeituras foi fundamental para que o Pernambuco superasse a meta, mas só conseguimos 100% de cobertura vacinal em 14 municípios”, disse o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima, alertando que “é preciso reforçar o trabalho em algumas cidades do Sertão, onde o índice mínimo necessário não foi alcançado, principalmente no Araripe”.

Pernambuco é área livre de aftosa com vacinação e integra um bloco de estados do Nordeste que pleiteia o status de área livre sem vacina. Para tanto, é preciso manter a média de animais vacinados acima de 90%, atingir mais de 90% de propriedades vacinadas, aumentar a vigilância epidemiológica por parte do serviço veterinário oficial, fortalecer o sistema de notificação aumentando o envolvimento de toda a comunidade (produtores, iniciativa privada, entidades públicas e privadas) e implantar o Fundo de Arrecadação para Emergências.

ADAGRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário