sábado, outubro 10, 2020

Gol de placa dos políticos de Floresta-PE! Candidatos a prefeito decidem não usar fogos de artifício em suas campanhas em Floresta, no Setão de Pernambuco



Os candidatos ao cargo de prefeito do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, Favinho Ferraz (Avante) Gustavo Novaes (PSD) e Rorró Maniçoba (PSB) decidiram não utilizar mais fogos de artifícios durante suas campanhas eleitorais. A decisão foi comunicada através de suas redes sociais.

De acordo com os candidatos, a motivação para a adoção da medida se deu por conta de pedidos da população, que chegou a realizar um abaixo assinado virtual pleiteando o fim das queimas de fogos.

Apesar de ser um belo espetáculo, a queima de fogos gera uma série de problema para autistas, idosos e, também, aos animais que sofrem com o barulho ocasionado.

Saiba mais abaixo por que os cachorros (e gatos) têm medo de fogos








Por que os cachorros (e gatos) têm medo de fogos?

A ciência já comprovou que os cães possuem um olfato bem melhor que o do ser humano. Acontece que isso também é válido para sua audição, que consegue captar sons distantes que não conseguimos. Esse sentido apurado era muito usado para caçar, algo que se perdeu a medida em que os cães foram domesticados.

Ainda assim, os cachorros conseguem ouvir de 10 mil a 40 mil hertz, enquanto que nós ficamos em uma média de 16 mil a 20 mil hertz. Isso explica bem porque os cachorros conseguem detectar quando estamos chegando antes mesmo de abrir a porta. Eles ouvem.

Diante disso, é explicável o porquê do barulho dos fogos ser capaz de deixar os cachorros, e também os gatos, tão assustados e desesperados.

Por mais que o show de fogos seja breve na sua cidade, tomar alguns cuidados podem fazer esses minutos menos frustrantes para você e pro seu animal.

*Não se desespere! Uma mudança de atitude sua pode reforçar o medo do cão.
*Tente acostumá-lo com outros sons altos, para que o impacto dos fogos seja menor.
*Não o deixe sozinho. Caso não possa estar em casa durante a virada, cogite deixá-lo com alguém que ele confie ou levá-lo com você.
*Mantenha a porta ou portão fechada. Pode ser que com o susto, ele tente fugir ou procurar um local para se esconder.
*Evite pegá-lo no colo. Isso pode reforçar que ele precisa de abrigo por conta de perigo. O ideal é que aja o mais naturalmente possível.


Blog de Assis Ramalho
Com informações do  Blog do Elvis e Portal Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário