quarta-feira, fevereiro 26, 2020

Jatobá tem valor: Por Éder Rodrigo - Vice-prefeito do município de Jatobá/PE


Uma gestão municipal inovadora pode ser interpretada como aquela em que os recursos disponíveis para melhor atender às demandas de uma sociedade sejam potencializados.

Nesse sentido, estudar boas práticas e iniciativas de sucesso que ganharam notabilidade e prêmios nacionais pelo nível de inovação, governança, transparência e eficácia é uma alternativa mais que recomendada para construir soluções que promovam desenvolvimento do município.

Assim, baseadas nessas experiências exitosas e estudando os aspectos gerais de algumas iniciativas, é possível construir um modelo que possa ser reaplicado a realidade do município de Jatobá, considerando, obviamente, as nossas peculiaridades socioeconômicas e culturais.

Nessa perspectiva, foi que surgiu a ideia do programa JATOBÁ TEM VALOR, projeto inspirado num programa implantado em Santa Clara, município localizado no estado do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico local. Essa iniciativa bem-sucedida do governo de Santa Clara rendeu ao município gaúcho o prêmio MuniCIÊNCIA 2019 de gestão inovadora, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios.

Nesse contexto, o programa JATOBÁ TEM VALOR possui a mesma linha de atuação do programa implementado pelo município gaúcho, ou seja, consiste em promover ações voltadas para a valorização da economia local, adotando medidas que ajudem a revitalizar o setor de comércio e serviços do município.

Em linhas gerais, a ideia do projeto decorre da necessidade de melhorar o ambiente de negócios do município, que foi duramente afetado nos últimos anos pela crise econômica que assola o país e por uma série de fatores negativos que incidiram em Jatobá e que prejudicou fortemente a dinâmica do comércio local. Nesse sentido, para implementar o programa, é preciso envolver não só os empresários, mas também a comunidade, a fim de buscar mudanças conceituais e de atitude que possam conduzir a economia local a um novo patamar de desenvolvimento.

Assim, comerciantes e clientes devem ser ouvidos para a obtenção de um diagnóstico das principais carências dos empreendimentos comerciais do Município. Outra medida, é conscientizar o consumidor de que as compras realizadas no Município geram impostos que fortalecem economicamente o governo local e, em última análise, melhora a vida da população como um todo, pois potencializa a geração de emprego e renda na cidade, o que melhora a arrecadação do município e, com isso, seja revertido em mais investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança, infraestrutura etc.

O formato do programa abrange todos os setores econômicos do Município, em curto, médio e longo prazos. A gestão municipal deve ainda firmar parcerias com órgãos estratégicos como a AD Diper (agência de desenvolvimento econômico de estado de Pernambuco) e o SEBRAE, a fim de criar mecanismos, metodologias e estratégias que viabilizassem a iniciativa e o controle do projeto.

Alguns objetivos do programa:

• incentivar os setores do comércio local a se profissionalizarem de maneira mais efetiva e agregarem valor a seus negócios, a fim de aumentarem suas receitas;

• conscientizar a comunidade para que valorize o Município, efetuando suas compras no comércio local;

• dinamizar a economia local e criar condições para melhorar a arrecadação e assim ampliar as receitas próprias do município.

Dentre algumas ações podemos destacar:

a. Divulgação de matérias em rádios e jornais da cidade e da região para divulgar o programa e estimular o consumidor a comprar no Município;

b. instalação de outdoors na cidade, com a finalidade de sensibilizar a população na valorização do comércio local;

c. reuniões internas com servidores públicos; d. reuniões externas com a comunidade em geral;

e. Cursos e treinamentos periódicos para capacitar os empresários da cidade;

f. implantação ou reforço das disciplinas Empreendedorismo e noções de finanças nas escolas municipais, a fim de criar e promover desde cedo a cultura da valorização e importância da economia local.

g. Fortalecer a associação comercial do município e criar o Conselho de desenvolvimento econômico municipal.

É assim, propondo ações concretas e buscando soluções inovadoras, que construiremos um novo paradigma para promover o desenvolvimento do mercado local.

Éder Rodrigo
Vice-prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário