sexta-feira, dezembro 21, 2018

Petrolândia: Após chuvas, focos de mosquito da dengue retornam à cidade


Fundos de repartições públicas na Praça dos Três Poderes, centro de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Chuva e lixo acumulado é receita comprovada para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela no Brasil. Os ovos do inseto resistem até 1 ano em locais secos para eclodir ao receber água parada. Em Petrolândia, após as intensas chuvas registradas no início deste mês, que levaram moradores a fazer limpeza geral em suas casas, as ruas estão cheias de materiais propícios para criadouros do mosquito.

A foto abaixo, compartilhada no grupo de WhatsApp do Blog de Assis Ramalho, por moradora da rua Noé Francelino da Silva, na Quadra 09, que reclamava da falta de recolhimento do lixo pela Prefeitura, ilustra a situação de diversas outras vias da cidade, onde, segundo Agente Comunitária de Endemias que fez visita de rotina à nossa residência, no Controle da Dengue, afirmou que já surgiram casos da doença.

Não adianta infestar a cidade de neem e não eliminar os focos que podem se tornar criadouros do mosquito, em ruas e quintais, pois as árvores não vão criar pernas para retirar o lixo. O máximo que pode acontecer é o mosquito se esconder dentro das residências para fugir da propalada "ação repelente" de tais plantas milagrosas.


Foto compartilhada por moradora da Quadra 09, em grupo de WhatsApp, nesta quinta (20)
Touceira de neem em agrovila dos Mandantes, zona rural de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário