quarta-feira, novembro 09, 2016

Petrolândia: Manutenção na rede elétrica sem aviso da Celpe provoca transtornos e indignação de comerciantes no centro da cidade

Troca de postes e da fiação aconteceu no horário comercial (Fotos: Assis Ramalho)
Sem eletricidade na loja, funcionárias Eletroléo distribuiram simpatia

Funcionários do Magazine Paulinelly à espera da conclusão do serviço

Movimento parado também na Rocha Moto Peças

A Sandes Modas não abriu, pois a porta é elétrica

Na manhã desta quarta-feira (09). comerciantes estabelecidos na Avenida Manoel Borba, a 'rua dos bancos', no centro de Petrolândia, foram surpreendidos pela falta de energia elétrica em suas lojas. Segundo eles, a suspensão no fornecimento não foi comunicado com antecedência pela Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe) aos usuários. Algumas lojas da Avenida Prefeito José Gomes de Avelar também foram prejudicadas pelo corte da eletricidade.

A intervenção realizada para troca de postes e fiação não parece ter sido emergencial, mas de manutenção programada, fato que provocou revolta e indignação dos comerciantes, já abalados com a queda no movimento do comércio. O contratempo ocorreu justamente em dia de pagamento de funcionários estaduais.

"É um absurdo fazer esse interrompimento de energia, justamente no dia em que está saindo o pagamento do Estado. A crise já tem afetado muito o comércio, e quando chega um dia como esse, de pagamento, a Celpe resolve aprontar essa conosco, comerciantes'', desabafou o empresário Luciano Cavalcante, das Lojas Eletroléo.

''O pior de tudo é que sequer a Celpe fez um aviso aos comerciantes. É um verdadeiro absurdo", disse um dos funcionário das Lojas Paulinelly, enquanto aguardava o retorno da energia, com os companheiros de trabalho. 

Nossa reportagem constatou que algumas lojas não conseguirem sequer abrir suas portas, operadas por dispositivos eletrônicos. Foi o caso da Sandes Modas. ''Se pelos menos eles [da Celpe] tivessem avisado, eu teria vindo logo cedo e aberto as portas enquanto tinha energia, mas quando cheguei a energia já tinha sido cortada e estou aqui sem poder abrir a porta da loja'', disse o proprietário José Sandes, revoltado.

De acordo com informações de um funcionário da empresa terceirizada da Celpe, que executava os serviços, com quem nossa reportagem conversou, eles estavam ali apenas cumprindo ordens vindas da central da Celpe, em Recife. 

''A gente não tem nada a ver com isso [corte de energia sem aviso]. A gente apenas cumpre ordens vindas lá de cima. Acho que a ordem deve ter vindo do Recife para Serra Talhada, e nós estamos aqui para fazer o serviço'', disse o funcionário, sem querer se identificar.

O funcionamento dos bancos e da loja SuperMais, situados na área, não foi afetado pela falta de energia.

Ver fotos>Transtorno ao comércio com manutenção da rede elétrica (09/11/2016)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário