segunda-feira, novembro 28, 2016

CPRH prepara nova versão do SIG Caburé, com foco na ação colaborativa

Sistema de Informações Geoambientais de Pernambuco ganha versão 1.0 e reforça característica interativa e colaborativa (Foto: CPRH/Divulgação)

Entrou em funcionamento, em caráter experimental, a nova versão do SIG Caburé, o Sistema de Informações Geoambientais de Pernambuco, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Três anos após o início do desenvolvimento do sistema – importante instrumento de subsídio à tomada de decisões técnicas do órgão e de transparência e apelo colaborativo à população de um modo geral –, o mesmo é reforçado, seguindo diretrizes do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado. A ferramenta é acessada pela web (www.sigcabure.cprh.pe.gov.br). Técnicos da Agência iniciaram, nesta segunda (28), um treinamento específico para utilização do sistema.

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por iniciativa da CPRH, o SIG Caburé registra dados ambientais relevantes de todo o Estado, disponibilizando as informações de forma rápida e interativa. Em plataforma web e móvel, subsidia ações de controle ambiental, como ferramenta para realizar análises espaciais de dados e o trabalho de monitoramento. Sua denominação homenageia a espécie de coruja Caburé, presente em Pernambuco e que se encontra ameaçada de extinção. “A CPRH busca a cada dia uma interface mais próxima e moderna com a sociedade, eliminando no que for possível a burocracia. Esta ferramenta insere-se neste contexto”, afirma a presidente da Agência, Simone Souza.
O sistema contabilizou, estruturou e disponibilizou em um único local, de forma inédita, uma vasta gama de dados bases cartográficas, antes dispersas, sobre temas ambientais e afins. E é colaborativo, permitindo que qualquer cidadão possa acessar as informações e postar manifestações sobre a temática ambiental. “Qualquer pessoa, assim, pode colaborar com a gestão de controle ambiental do Estado”, ressalta Paulo Camaroti, diretor Técnico Ambiental da CPRH. Neste caso, é preciso fazer um cadastro, selecionar a área e, quando for preciso, enviar áudios, fotos, vídeos e/ou textos.

PERFIS E TEMAS - Potencializar a participação da sociedade na gestão ambiental, ajudando especialmente na questão do monitoramento, torna-se assim um dos maiores benefícios do sistema, além de agilidade, transparência, maior segurança e credibilidade das ações de controle ambiental. Com os perfis Aberto e Colaborativo, já é possível acessar o banco de dados completo e analisar as informações por tema de interesse; consultar informações sobre as unidades de conservação do Estado; fazer download de informações ambientais etc.

Além dessas funcionalidades, o sistema terá disponíveis, a partir de janeiro, os perfis Empreendedor e Técnico, permitindo, a partir deles, a emissão de relatórios técnicos que servirão de suporte para as análises dos processos de licenciamento e fiscalização ambiental. Entre eles, os relatórios Prévio Ambiental (RPA), de Análise de Entorno (ERA), de Evidência de Campo (REC) e de Constatação de Campo (RCC).

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário