quinta-feira, outubro 08, 2015

Petrolândia:''Não tenho dúvidas de que serei prefeito eleito em 2016'', diz Dr. João Lopes em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia

Assis Ramalho entrevistou Dr. João Lopes para a Web Rádio Petrolândia e Blog de Assis Ramalho

Na noite de quinta-feira passada (1º), Dr. João Lopes, médico e Diretor Presidente do IBVASF (Instituto Beneficente do Vale do São Francisco), reuniu grande número de amigos e correligionários em confraternização no ''Espaço da Festa'', situado na rua Juvina Alcântara de Souza, no centro de Petrolândia. No encontro, Dr. João anunciou sua filiação ao PMDB, a ser realizada em breve. A decisão foi tomada após encontro na capital com o vice-governador Raul Henry.

No dia seguinte, em seu consultório, Dr. João Lopes recebeu a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Na entrevista, o médico falou dos detalhes de sua transferência para o PMDB e dos planos para as eleições de 2016.

De acordo com o médico, candidato a deputado estadual mais votado em Petrolândia nas eleições de 2014, sua ida para o PMDB se deu por conta do convite do vice-governador e por ser um partido do qual já fez parte, quando foi prefeito de Floresta. ''Ele [Raul Henry] disse que ficava muito feliz na minha inserção no PMDB, uma vez que eu fui eleito vice-prefeito e também fui prefeito em Floresta pelo PMDB''.

Dr. João diz que jamais pensou em desistir da candidatura e que não tem nenhuma dúvida de que será eleito prefeito de Petrolândia nas eleições do próximo ano. ''Eu jamais tive dúvidas de minha candidatura, até porque eu não tenho dúvida nenhuma de que seremos prefeito. Hoje, não tem um nome que tenha a pontuação igual a gente. Temos uma diferença imensa para o segundo [mais bem colocado em intenção de votos]''.

Veja abaixo a entrevista.

Assis Ramalho: Primeiramente obrigado por receber a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia em seu gabinete. Gostaria que o senhor explicasse os detalhes de sua transferência para o PMDB, depois de sua saída do PSB. Inclusive, houve rumores na cidade (boatos) de que o Sr. não seria mais candidato à prefeitura.

Dr. João Lopes: Assis, mais uma vez eu fico muito agradecido em você esclarecer, dirimir as dúvidas sobre qualquer comentário infundado. Na realidade eu estive com o vice-governador Raul Henry, e ficou acordado de que eu entraria no PMDB e assumiria a condição de presidente na sua comissão provisória [em Petrolândia]. E hoje é fato, ele vai vir a Petrolândia para fazer um ato de filiação partidária. Ele disse que ficava muito feliz na minha inserção no PMDB, uma vez que eu fui eleito vice-prefeito e também prefeito em Floresta pelo PMDB [Foi eleito vice-prefeito em 1988, na chapa com Francisco Novaes Ferraz, e assumiu a prefeitura devido à morte do titular]. Depois passei 12 anos no PT e, posteriormente, já aqui em Petrolândia, através de  convite do saudoso ex-governador Eduardo Campos, a gente entrou no PSB. E diante de muitas pressões que aconteceram, da forma que queriam que a gente continuasse no PSB, a gente não tem interesse nenhum. Tivemos que sair para procurar uma outra opção e essa opção, graças a Deus, foi o PMDB, que eu acho que é o partido mais forte no país. Portanto, hoje eu estou no PMDB, onde vamos fazer só uma [solenidade] pro forma de filiação partidária. A gente vai marcar uma data em que Raul Henry vai vir e nós vamos fazer um movimento, um ato de filiação.


Assis Ramalho: Então, já podemos dizer que o prego está batido e a ponta está virada? Dr. João é do PMDB?

Dr. João Lopes: Sim, sou PMDB. É uma realidade, é prego batido e ponta virada, como você falou. Tive a oportunidade de receber convite de vários outros partidos como o PC do B, que hoje está com a gente, recebi convite também do PDT, do PTC e do PEN. Todos me convidaram para eu entrar como candidato, mas agradecemos, ficamos feliz com os convites, mas a opção foi pelo PMDB.

Assis Ramalho: Ao que parece Dr. João não está chateado por ter saído do PSB. Ou está? Ficou alguma chateação?

Dr. João Lopes: Não, pelo contrário. Eu estou em um partido que faz parte da base, a gente está na base de apoio ao governador Paulo Câmara. Não tenho queixa de quem entrou nem tão pouco de quem me quis forçar a ficar no partido.

Assis Ramalho: Então, o (Palácio do) Governo não queria que o senhor saísse, queria que o senhor continuasse?
Dr. João Lopes: Sim, as propostas do governo, do Palácio, nunca foram para sair. As pessoas tiveram três conversas comigo. Lá, tem um grupo que é radicalmente contra a minha saída, houve um certo embate, mas todas as vezes em que eu fui chamado para conversar, eu mostrei que eu não faria diferença nenhuma em ter que sair do partido. Disse que eu não ficaria chateado, nem com queixa de ninguém. Até porque a gente vai continuar na base e a gente tem que ter um bom relacionamento. O PMDB é da base, tem o vice-governador e é um partido que hoje tem um domínio nacional, e que é crescente. E isso me deixa muito feliz.

Assis Ramalho: Então, apenas para acalmar o mercado, não o mercado financeiro (risos), mas o mercado político, o mercado dos boatos, Dr. João é candidatíssimo a prefeito e em nenhum momento pensou em desistir da candidatura. É por aí?

Dr. João Lopes: Exatamente, Assis. Essa questão é que existe um interesse tão grande por aí quanto à minha pessoa que eu não consigo entender. Enquanto os lados fortes ficam nos extremos, a gente corre de forma suave, de forma harmônica com o povo. Em todas as vezes em que eu fiz política, eu fiz junto ao povo. Eu nunca me preocupei com A ou com B, eu faço uma política sem olhar o meu adversário. Até porque, se eu for olhar pra ele eu vou deixar de fazer aquilo que eu posso fazer junto ao povo. Eu jamais pensei, eu jamais tive dúvidas de que não seria candidato, até porque eu não tenho dúvidas nenhuma de que seremos prefeito. E para complementar a sua pergunta, eu levo a forma de fazer política baseado na simplicidade e na honestidade. E a gente tem a  reciprocidade do povo, a gente sente que o povo está agarrado a essa solução aí, que eu acho que é o nome da gente. E eu não poderia ficar oscilante, como eu não oscilo em nada na minha vida. Quem me conhece sabe, eu já estou aqui em Petrolândia desde 1990 e nunca tive oscilação em termo de comportamento, em termo de ações pessoais, familiar e política. Eu acompanho pesquisa de três em três meses. houve uma enxurrada de pesquisas nesses últimos dias aí, mas eu tenho as minhas e não tenho dúvidas de que nós seremos prefeito, até porque, hoje, não tem um nome que tenha a pontuação igual a gente. A gente tem uma diferença imensa para o segundo, e  queremos continuar nisso. E olhe, que até o momento, a gente não fez mídia. a gente não fez estardalhaços, a gente não fez nada para haver uma crescente. A gente simplesmente trabalhou e vem trabalhando. Vamos começar a sair, já estamos organizando os nossos candidatos.

Assis Ramalho: Como andam as articulações politicas em relação aos futuros pré-candidatos a vereador e ao candidato a vice, porque sempre tem aquela polêmica 'quem será o vice de fulano?" 'quem será o vice de sicrano'?


 Dr. João Lopes: É verdade, mas o bom é que nós estamos bem posicionados junto ao povo. Isso é um fato, e todos os atores políticos de Petrolândia sabem disso. Quem trabalha com pesquisa, sabe disso. [Recentemente], eu tive em um almoço com Armando [Rodrigues], e ele deu os dados da pesquisa dele, com cinco nomes, e bate direitinho com a minha. Voltando à sua pergunta, nós estamos com trinta e tantos [pré]candidatos a vereador e vamos fortalecer esses números. Quanto a composição de vice, nós não temos conversações com ninguém, até porque eu acho que é muito precoce. Como houve essa dilatação do período de filiação, nós temos espaço e temos consciência de que podemos demorar um pouco para articularmos essa composição de vice. Mas, eu já pesquisei possíveis [candidatos a] vices na opinião do povo. A gente tem vários nomes aí, a gente sabe quem é quem, mas quanto à composição, é lá pra frente e eu não sei com quem, e nem quando vai ser isso.

Assis Ramalho: Ontem, você fez uma confraternização surpresa, onde reuniu amigos e correligionários. Ficou satisfeito com o número de pessoas que compareceram?

Dr. João Lopes: Na verdade, como o prazo de filiação estava se expirando a gente estava correndo para fazer um evento maior. Mas, foi quando houve o sancionamento da lei, pela presidenta Dilma, onde nós nos despreocupamos. Mas, mesmo assim, resolvemos fazer uma confraternização com os prováveis candidatos a vereador, onde não tivemos nem a oportunidade de divulgar. Mas, mesmo assim, você viu o resultado. Ali tinha em torno de trinta [pré]candidatos a vereador, sendo que outros não puderam estar presentes. Mas foi muito satisfatório, porque a gente fez uma explanação onde conversamos sobre diversos assuntos e que todos puderam dar sua opinião. E são nessas conversas isoladas que temos a crença absoluta de que a gente chegará com sucesso. Em seu discurso, durante o evento de ontem, o subtenente [PM] Coutinho colocou uma frase muito inteligente, onde disse que [é como] um pequeno grão que, de repente, fizesse a balança pesar e que tudo aquilo que vem da vontade de Deus, acontece. Então, eu fico com essas palavras que eu acho que são bem pertinentes e que cai bem no nosso propósito de vida social, familiar e político.

Assis Ramalho: Mais uma vez a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia lhe agradece por nos receber em seu gabinete.

Dr. João Lopes: Eu só tenho a lhe agradecer, e mais uma vez eu lhe digo que gosto de sua forma de agir na sua profissão, onde age com imparcialidade. Você é um cara que, de repente, a gente tem um assunto que precisa ser abordado e você plenamente está presente. Você não distorce, não quero dizer que isso aconteça com os outros, mas é por isso que você tem facilidade de chegar até a gente, e eu acho que isso é muito bom pra mim, é muito bom pra você e muito bom para Petrolândia e para o povo, que acredita em você. Agradeço mais uma vez a você, e ficarei sempre à sua disposição.

A entrevista foi transmitida pela Web Rádio Petrolândia, no programa ''Acordando com as Notícias'', apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30. 

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário