sexta-feira, março 07, 2014

Prevenção e Cidadania marcaram o Carnaval da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Ouvidoria e PROCON PE atuaram juntos na prevenção. Camarote da Superintendência de Apoio às Pessoas com Deficiência, SEAD, proporcionou cidadania e inclusão para foliões do recife, RMR, interior e de outros estados, como, Rio de Janeiro, São Paulo, e Paraíba.

Foi um verdadeiro Carnaval de Cidadania realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH. Prevenção e dicas importantes para o consumidor foram o mote do trabalho realizado pela Ouvidoria e pelo Procon PE, cujas equipes se concentraram no Pátio de São Pedro, Marco Zero, Recife Antigo, Olinda, Aeroporto e nas cidades de Bezerros, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão. 40 mil folders foram distribuídos. Por outro lado o Camarote da Acessibilidade, no seu quarto ano, brilhou no Galo da Madrugada com a participação de animados foliões fantasiados de cor e alegria.

De acordo com Cibele Lopes, responsável pela Ouvidoria de Direitos Humanos da SEDSDH, para reforçar ainda mais trabalho, a SEDSDH colocou à disposição do folião o número da Ouvidoria 0800.081.4421 e o Disque 100, para orientações, esclarecimentos e dúvidas.

O ônibus itinerante, PROCON Móvel, ficou de prontidão para receber as reclamações. Cerca de 30 pessoas foram atendidas na Praça do Arsenal, Galo da Madrugada, Olinda, Bezerros, Vitória e Nazaré da Mata. Número considerado tranqüilo pelo órgão. As demandas mais comuns foram as irregularidades em estabelecimentos, como cobrança de taxas extras na entrada de bares, e problemas de acesso a áreas de camarotes.
SEDSDH no Galo da Madrugada

Quarto ano do camarote da acessibilidade no Galo da Madrugada. Ação tem como objetivo incluir as pessoas com deficiência no Carnaval, de um forma segura

O Camarote da Acessibilidade localizado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, foi aberto oficialmente às 10h por Bernardo D'Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Cerca de 240 pessoas com deficiências auditiva, visual, intelectual e cadeiras puderam assistir e ouvir o maior bloco carnavalesco do mundo.

O espaço foi todo adaptado com rampa, banheiro acessível e sala de higiene. Profissionais treinados, foram distribuídos nos camarotes para ajudar no deslocamento e tratamento das pessoas com deficiência, focando na estrutura física adequada, e seguindo todas as regras da ABNT NBR9050/2004, que são pontos relevantes para promover a inclusão.

Willieane Holanda, 24 anos, casada, publicitária, que possui deficiência auditiva, disse que está é a primeira vez que veio para o camarote da acessibilidade. “Estou muito feliz por a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco ser a pioneira nessa ação, proporcionando as pessoas com deficiência um espaço cultural. Tenho fé que o mundo um dia vai ter mais atenção com a acessibilidade”, destacou.

Para o secretário Bernardo, é gratificante disponibilizar um espaço específico para as pessoas com deficiência, em parceria com a Prefeitura do Recife. “Temos sempre a preocupação de inserir as pessoas com deficiência em festividades como esta. Aqui proporcionamos uma oportunidade que muitos deles não teria, se não houvesse esse local. O Carnaval com Direitos Humanos, que é o nosso lema, irá durar os quatro dias da festa de momo”, declarou.

O espaço com acessibilidade recebeu, além dos secretários nacionais da Pessoa com Deficiência e da Promoção da Criança e do Adolescente, respectivamente, Antônio José e Angélica Goulart; a deputa estadual Laura Gomes; o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes; a secretária executiva de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, Elizabete Godinho; e o secretário executivo de Projetos Especiais da Secretaria da Criança e do Adolescente, Eduardo Figueiredo.

Um dos casais mais animados que estavam no camarote foram o Rei e a Rainha da Pessoa Idosa do Recife, Seu Eliú Crespo, 68 anos, e Dona Glória Miranda, também 68 anos.

O Governo do Estado também firmou parceria com as prefeituras de Olinda, Bezerros, Vitória de Santo Antão e Ipojuca, para instalarem camarotes da acessibilidade nas cidades.

Além do Galo da Madrugada, o Camarote da Acessibilidade garantiu a folia acessível para pessoas com deficiência em Olinda, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Nossa Senhora do Ó. A parceria entre a SEDSDH com a Prefeitura de Olinda garantiu 30 de um total de 100 vagas para inscrição por meio da Ouvidoria, incluindo os acompanhantes. Instalado na Praça do Carmo, o equipamento permitiu às pessoas com deficiência participarem de forma autônoma e integral da festa nos quatro dias da Folia de Momo.

“Achei excelente a iniciativa. O espaço é acolhedor e as pessoas muito receptivas. É uma iniciativa que só merece elogios, tanto para a equipe de Direitos Humanos como para os outros serviços envolvidos”, avaliou a médica aposentada Edite Silva de 77 anos, que veio de São Paulo conhecer o carnaval da Marim dos Caetés.

Para Vitória e Bezerros, a SEDSDH pode inscrever 20 pessoas (10 com deficiência e 10 acompanhantes) por cada dia. Vale destacar que nessas localidades os camarotes, que tinham capacidade para 60 pessoas e contaram com serviço de audiodescrição, funcionaram de 2 a 4 de março. A SEDSDH disponibilizou transporte para os foliões com deficiência no dia para Bezerros e no dia 3 para Vitória.

No caso de Nossa Senhora do Ó, como o camarote só comportava 40 pessoas, todas as inscrições ficaram a cargo da Prefeitura de Ipojuca. Assim como nos demais camarotes, a SEAD confeccionou a testeira, orientou toda a montagem da estrutura, que incluía rampas, corrimão na altura padrão, varanda rebaixada que permite boa visibilidade aos cadeirantes, banheiros adaptados, sala de higiene, apoio para cateterismo, sinalização tátil e piso direcional. Além disso, forneceu o buffet e disponibilizou intérprete de libras para contribuir com a acessibilidade dos foliões.

PE CONDUZ – Os usuários do programa Pernambuco Conduz também participaram da folia. As vans adaptadas, que são utilizadas para o transporte de cadeirantes para tratamento médico e nas rotas de lazer, dessa vez, levaram seis foliões com deficiência da RMR para o Camarote de Olinda. Enquanto que dois moradores de Caruaru tiveram a oportunidade de ir para Bezerros.

Especialmente no Camarote do Galo da Madrugada este ano -

Pessoas com Deficiência / Situação de Rua - mediante busca ativa, inscrevemos 05 pessoas com deficiência com histórico de rua ( CRS - Centro de Reintegração Social - Cordeiro )

Pessoas com Deficiência/ Diversidade Geográfica - com inscrições via Ouvidoria, nos permitiram, este ano no Camarote do Galo da Madrugada, ter pessoas com deficiência, vindas do interior do estado, de cidades como Lajedo, Vitória de Sto Antão, Caruaru, Limoeiro e mais foliões e foliãs de outros estados: Rio de Janeiro - RJ, Campinas - SP, João Pessoa - PB, entre outros.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco
Facebook: Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário