quarta-feira, dezembro 31, 2014

Em nota, IBVASF de Petrolândia justifica paralisação de atendimentos pelo SUS por falta de pagamento dos serviços prestados


Por falta de pagamento o Hospital IBVASF de Petrolândia paralisou os atendimentos pelo SUS a partir desta quarta-feira (31) (Foto: Assis Ramalho)

A partir desta quarta-feira, 31 de dezembro de 2014, o Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF), em Petrolândia. paralisou por tempo indeterminado os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O motivo é a falta de repasses por parte do governo do Estado.

Dr. João Gonçalves Lopes, diretor do Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF), em Petrolândia, que foi entrevistado por Assis Ramalho na tarde desta quarta-feira (31), enviou a seguinte nota; confira abaixo

1) Em 2010 o então Governador Eduardo Campos, em visita a região de Itaparica, atendendo as demandas de saúde da região, determinou a celebração e convênio entre o SUS e Hospital São Thiago de Petrolândia-PE( hoje Instituto Beneficente Vale do São Francisco), através da Secretaria Estadual de Saúde-PE; uma vez que não existia nenhum serviço de referência em saúde na região.

2) Somos referência em Cirurgia Geral, Clínica Médica,Pediatria e Obstetrícia, onde temos um serviço de Alta Resolutividade em cerca de 95% da demanda, equacionando " um grande gargalo" da população da região . Vale salientar que todas as broncas em cirurgia e obstetrícia são encaminhadas para o IBVASF.

3) Convênio celebrado em 2014, desde essa época, nunca houve atraso no pagamento dos serviços prestados. Lembramos, que somos o menor custo benefício em saúde, em relação aos Hospitais do interior.

4) Recebemos pacientes das 07 cidades de Itaparica (Petrolândia, Tacaratu, Jatobá, Floresta, Belém do São Francisco, Itacuruba e Carnaubeira da Penha) e outras, como: Inajá, Ibimirim, Manari, Buíque, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande etc.

5) Fazemos em média: 160-200 cirurgias/mês, 70 partos normais e cirúrgicos/mês, 100-120 internamentos clínicos/mês; 30 pediátricos/mês; mamografias, densitometria, endoscopia, colonoscopia = único serviço, RX geral, exames bioquímica etc.

6) Saúde se constitui na causa mais sensível da região, Pernambuco e no Brasil, cuja remuneração do serviços e ou procedimentos, deixam um déficit de mais de 30 % aos serviços de Saúde. Só conseguimos nos manter em atividade, graças ao incentivo financeiro de 60 mil ao mês dada ao serviço; no entanto, desde o mês de setembro não recebemos esse incentivo, como também só pagaram 48% de setembro/2014 e 62% de outubro/2014; 0% novembro/14; nos deixando em más condições financeiros, inadimplentes com funcionários, fornecedores, e outros; não restando outra opção a não ser a de fechar as portas do Hospital Ibvasf.

7) Ficam sem empregos, cerca de 60 funcionários de nível elementar, médio e superior,além de outros = indiretos e médicos, etc; que dependem do funcionamento do IBVASF.

Estaremos esperando o contato de vocês. O SUS está banalizado e entregue as traças por esse Brasil a fora, mesmo assim nós desenvolvíamos um trabalho eficiente e com uma infraestrutura diferenciada se comparado a outros hospitais servidores do SUS.

Venham, confiram a nossa estrutura, vejam a quantidade e a importância dos nossos procedimentos.

Direção do IBVASF

Nota do Blog de Assis Ramalho: Sobre o assunto, Dr. João, diretor do IBVASF, concedeu entrevista a Assis Ramalho na tarde desta quarta-feira, 31. A matéria será postada em breve.

Dr. João Lopes em entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho na tarde desta quarta-feira (31)

Fotos do hospital IBVASF

Nenhum comentário:

Postar um comentário