Dona Helena é mais uma personagem petrolandense no acervo do Museu da Pessoa.
A memorialista e escritora Paula Rubens, presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia-IGHP, adicionou mais uma rica contribuição à coleção Memórias de Petrolândia, no site do Museu da Pessoa. A personagem é Dona Helena, educadora aposentada e Memória Viva de Petrolândia. Aos 82 anos, ela conta sua história de vida.
Maria Helena da Graça Lima, nascida em Petrolândia, é uma educadora marcada pela coragem, dedicação e fé. Filha de agricultores, desde cedo sonhava em ser professora. Lutou para estudar e encontrou no curso normal de Santana do Ipanema (AL) a chance de realizar esse sonho. Em condições simples, enfrentou um ano difícil longe de casa, comendo cuscuz todos os dias e estudando à luz de candeeiro – mas saiu de lá formada, com orgulho e vocação.
Trabalhou por 15 anos na antiga escola Delmiro Gouveia, em Petrolândia (PE), onde foi professora e depois assumiu a direção da instituição, num período de grandes transformações trazidas pela chegada da CHESF para a construção da barragem de Itaparica. Foi contratada para dar aulas aos filhos dos engenheiros, com o dinheiro que ganhou, comprou sua casa em Caruaru, para onde se mudou para cuidar do filho com deficiência, numa decisão guiada pelo amor materno. Lá, continuou trabalhando como professora e se aposentou em 1989.

Mais tarde, viveu em Maragogi, no litoral de Alagoas, onde teve uma vida religiosa intensa ao lado do marido Pedro, até que a pandemia a trouxe de volta para Petrolândia, onde hoje vive com as lembranças de uma cidade que viu desaparecer sob as águas, mas que ainda resiste viva em sua memória e nas histórias que conta.
Dona Helena é símbolo da força das mulheres nordestinas que educam, acolhem, enfrentam desafios e guardam, com lucidez e afeto, a história de sua gente.
Confira a entrevista completa com Dona Helena no Museu da Pessoa, no link
https://museudapessoa.org/historia-de-vida/-568/

Comemoração dos 50 anos de casamento, em Caruaru-PE.
As fotos são do acervo pessoal de Dona Helena.
Blog de Assis Ramalho
Fonte: Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia-IGHP














Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.