Operação Nordeste Integrado envolveu agentes das polícias Civis e Militares de toda a região. Cinco adolescentes foram apreendidos.
Por g1 Pernambuco
Em dois dias, 87 pessoas foram presas e cinco adolescentes apreendidos em Pernambuco durante a Operação Nordeste Integrado. A ação foi deflagrada em oito dos nove estados da região para combater organizações criminosas investigadas por tráfico de drogas e armas e homicídios, além de roubos e furtos de veículos e cargas em áreas de divisas (veja vídeo acima).
A operação foi realizada nos dias 7 e 8 de agosto e mobilizou 5.903 agentes. Além de Pernambuco, participaram as polícias da Paraíba, Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (saiba mais abaixo).
O balanço da operação foi divulgado durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (11). De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), foram realizadas no estado 92 prisões e apreensões de menores. Desse total, 26 foram em flagrante. Com os suspeitos, foi apreendido um total de R$ 86.451,00 em espécie.
Segundo o órgão, os investigados respondem por crimes de diversos tipos, incluindo homicídios, depredação de patrimônio, tráfico, violência contra a mulher, associação criminosa e estupro de vulnerável. Os mandados foram cumpridos em 16 cidades:
Recife;
Jaboatão dos Guararapes;
Goiana;
Petrolina;
Caruaru;
Afogados da Ingazeira;
Surubim;
Vertente do Lério;
Arcoverde;
Santa Cruz do Capibaribe;
Bodocó;
Ipubi;
Jatobá;
Ouricuri;
Santa Terezinha;
Sertânia .
Além disso, segundo a secretaria, os policiais apreenderam 26 armas de fogo, sete armas brancas, 77 celulares, 16 veículos, 7 kg de maconha, 4 kg de cocaína e sete pedras de crack.
Em todos os estados envolvidos na operação, foram realizadas 320 prisões. Segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, essa foi a primeira vez que os estados do Nordeste atuaram de forma integrada em uma mesma operação.
"Foram dois dias de operação, mas esses dois dias foram precedidos de dois meses de planejamento. E esse planejamento levou a uma comunicação mais intensa entre os operadores de segurança dos estados. Isso vai deixar de legado uma maior integração para as operações futuras do dia a dia", disse.
Ainda de acordo com o secretário, as polícias Civil e Militar de Pernambuco deram apoio à Operação Caracará Fase V, da Polícia Federal, que erradicou 335 mil pés de maconha no Sertão do São Francisco.
"Os operadores de segurança pública tiveram contatos mais intensos e isso só trouxe benefício para a sociedade das cidades limítrofes em que um criminoso pensa que vai atravessar uma divisa, cometer um crime e não vai ser punido. E isso não vai mais acontecer", contou.
Por g1 Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.