domingo, dezembro 03, 2023

Pernambuco é o estado com maior índice de municípios que terão salários de dezembro em atraso, diz pesquisa



Pernambuco é o estado com maior índice de municípios que relatam que irão atrasar o pagamento de dezembro, relata levantamento da Confederação Nacional de Municípios - Foto: Agência Brasil

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Pernambuco é o maior estado com municípios que declararam ter que atrasar o pagamento dos salários de seus funcionários no mês de dezembro.

O levantamento aponta que o Nordeste é a região com o maior número de municípios que poderão atrasar a folha de pagamento. A pesquisa da CNM avalia a situação individual de cada município sobre o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário de seus funcionários.

Pernambuco é o estado com mais municípios que relatam atraso no pagamento do 13º

A pesquisa que entrevistou 80% de todos os municípios brasileiros apresenta que a maior parte das cidades que relatam que a folha de pagamento de dezembro irá atrasar são do Nordeste. A média geral é de 11% do total.

Enquanto isso, no Nordeste, 18,7% dos municípios da região apontam esse problema. Dentro dessa segmentação, Pernambuco é com a maior porcentagem de casos, chegando em 26,3% das cidades, com 36 municípios.

Esse é o maior índice entre todos os estados do país, quando se leva em consideração a porcentagem. Quanto ao número, a Bahia lidera essa categoria, com 62 municípios relatando que o pagamento será atrasado, formando um total de 21,8%.

Quase 30% dos municípios indicam que terminarão 2023 no vermelho

O levantamento da CNM também aponta que 28,6% dos municípios entrevistados afirmaram que terminarão 2023 sem pagar a parcela única (daqueles por optaram por não parcelar o 13º salário em suas cidades). 27,2% indicou que encerrará o ano no vermelho. 44,2% dos municípios também indicaram que os pagamentos de seus fornecedores estão em atraso.

Também foi citado por 46,7% das prefeituras que a expectativa para o ano de 2024 é pessimista, contra 47,6% que detêm perspectivas otimistas, apontando um cenário dividido.

Sobre a Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios

A CNM tentou contatar todas as prefeituras do Brasil, mas obteve respostas de 4.456 delas, um total de 80%. O contato por telefone ocorreu entre o dia 25 de outubro e 27 de novembro.

Cynara Maíra - JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário