terça-feira, janeiro 11, 2022

Surto da covid-19 em Petrolândia: Após fechar o ano de 2021 com apenas 11 casos ativos, município registra novos 200 casos em apenas 10 dias


O município de Petrolândia/PE confirmou mais 38 casos de covid-19, de acordo com divulgação do Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (10), elevando para 211 o número de diagnósticos de casos ativos. 

Desses números quase que 100% estão em isolamento domiciliar, apenas uma pessoa se encontra internada no hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.

Assis como em todo o país, Petrolândia vive novo surto da covid-19. Após fechar o ano de 2021 com apenas 11 casos ativos, em apenas dez dias o município resgistrou mais 200 casos.

A Secretaria de Saúde de Petrolândia alerta a população para a importância da vacinação e para que mantenha os cuidados preventivos, com uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos.

CONFIRA OS DADOS OFICIAIS DE PETROLÂNDIA DIVULGADOS NA NOITE DE ONTEM (10/01/2021).






DECRETO

Na quinta-feira (06/01), a prefeitura de Petrolândia publicou decreto que entrou em vigor na sexta-feira, 7 de janeiro, para reforçar as medidas restritivas de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O decreto determina que eventos particulares, shows e apresentações artísticas, em áreas públicas ou particulares, serão limitados a 1 por dia, com autorização solicitada na Prefeitura de Petrolândia, com 15 dias de antecedência. Se houver mais de um pedido para a mesma data, terá prioridade quem apresentar o pedido primeiro.

Apresentações artísticas em restaurantes, clubes e outros espaços devem acontecer com até 50% da capacidade do público do local e lotação máxima de 200 pessoas.

A partir de agora, o público de eventos deve apresentar o comprovante de vacinação completa. Desde o final de 2021, já é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19 para entrada nas repartições públicas estaduais e na Secretaria de Saúde de Petrolândia.

O decreto também reforça o uso obrigatório de máscaras de proteção, hábito praticamente abandonado pela maioria da população, inclusive em parte do comércio, com o avanço da vacinação e a queda no número de casos durante o ano passado. A máscara é obrigatória em todos os locais, mesmo nas ruas e dentro de veículos particulares e públicos, táxis e mototáxis.

VEJA TAMBÉM
Pernambuco restringe público, exige teste em eventos e amplia cobrança de 'passaporte da vacina'
Por conta do aumento de casos e solicitações de leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), Pernambuco terá, a partir da próxima sexta-feira (14), novas restrições no Plano de Convivência. Entre as definições, anunciadas nesta segunda-feira (10) após reunião do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, estão a redução da capacidade de público nos eventos, exigência de apresentação de passaporte vacinal e testes com resultado negativo para a Covid-19. As novas medidas são válidas até o dia 31 de janeiro.

Será exigida a apresentação de passaporte vacinal para se ter acesso a serviços de alimentação, cinemas, teatros e museus.

O passaporte pode ser emitido no Conecte SUS e, para quem tomou a vacina na capital pernambucana, no Conecta Recife.

Já no eventos realizados no Estado, o número de frequentadores será de 50% da capacidade do espaço ou três mil pessoas, em locais abertos, e de mil pessoas, em locais fechados.


Também nos eventos, passará a ser exigido, além do passaporte vacinal - duas doses ou dose única para pessoas até 54 anos e de dose de reforço para pessoas acima de 55 anos -, a apresentação de teste negativo de covid, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 48 horas para exames de RT-PCR.

De acordo com o gestor estadual, a ocupação dos leitos de terapia intensiva chegou a patamares elevados, o que motivou as restrições.

“A ocupação dos leitos de terapia intensiva no estado chegou a 85% nesta segunda-feira. Temos um problema duplo com uma epidemia de influenza dentro da pandemia de Covid. Temos feito nossa parte com a ampliação de leitos, mas apenas isso não será suficiente. Estamos ampliando a exigência do passaporte vacinal para salvar vidas e diminuir a quantidade de mais de 500 mil pernambucanos que não concluíram sua imunização”, afirmou o governador Paulo Câmara.

As novas medidas são válidas até o dia 31 de janeiro. Nesta terça-feira (11), o governo deve anunciar os detalhes dessas novas medidas, em coletiva que será realizada no Palácio do Campo das Princesas.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário