sexta-feira, setembro 24, 2021

Conheça os melhores exercícios para aumentar a resistência física


Embora muita gente acredite que todo exercício é igual, a verdade é que a prática de atividades físicas que promovam o aumento da resistência é fundamental para conseguir manter treinos prolongados, sem perder o fôlego ou a qualidade de execução do exercício.

Isso porque, diferentemente de outras atividades, os treinos de resistência são capazes de trabalhar, de forma mais completa e eficiente, diferentes grupos musculares e o sistema cardiovascular.

Por consequência, esse tipo de treino é capaz de preparar seus praticantes para a realização de exercícios prolongados e até para a participação em competições.

Contudo, para inserir exercícios que promovam o aumento da resistência física na rotina, em primeiro lugar, é necessário entender como identificá-los e como eles podem transformar a vida de seus praticantes.

Entenda o que é exercício de resistência física

O treino de resistência física permite o trabalho dos sistemas muscular, cardiovascular e respiratório de forma simultânea. Em função dessa característica, muita gente confunde exercícios de resistência com exercícios de força, mas eles são diferentes.

Enquanto treinos de força permite o aumento da quantidade máxima de peso que determinados grupos musculares são capazes de suportar, os treinos de resistência promovem o aumento da capacidade do corpo, como um todo, suportar esforço físico.

Ou seja, exercícios de resistência são mais completos e, consequentemente, também exigem mais esforço do praticante.

Contudo, geralmente quando se fala nesse tipo de treino, as pessoas pensam apenas em corrida e bicicleta, que exigem muito do sistema cardiovascular.

Porém, de acordo com o personal trainer Will Torres, fundador do Estúdio Will Space, localizado em Nova Iorque (EUA), também é importante trabalhar os músculos para conseguir realizar o treino de resistência de forma mais eficiente.

Portanto, o ideal é realizar o treino de resistência associado ao treino de força, como a musculação, por exemplo. Dessa forma, as pessoas terão mais facilidade para atingir os resultados desejados.

Benefícios do aumento da resistência física

Como exercícios de resistência exigem mais esforço físico, esse tipo de atividade também promove o maior gasto de energia, a redução da gordura corporal e a manutenção do peso a longo prazo.

No entanto, esses não são seus únicos benefícios. Uma das grandes vantagens da prática de exercícios de resistência é a prevenção e controle de diversas doenças, como diabetes, pressão alta, artrite, ansiedade e até depressão.

Além disso, exercícios de resistência aumentam o tônus muscular, reduzem a velocidade de declínio cognitivo, melhoram a postura e até combatem a insônia.

Outra grande vantagem proporcionada por esse tipo de exercício é o ganho de fôlego e de disposição para realizar diversas atividades do dia a dia. E isso inclui trabalho, reuniões, encontros com amigos e familiares, entre outros exemplos.

Por isso, pessoas que sofrem com exaustão e muito cansaço após um dia estressante de trabalho e até mesmo após a prática de alguma atividade física, precisam realizar exercícios de resistência.

Afinal, a exaustão também é um sinal de que o corpo não possui condicionamento físico adequado para suportar todas as demandas da rotina.

As 5 melhores atividades físicas para aumentar a resistência

Felizmente, existem vários tipos de exercícios que podem ser considerados como atividades físicas de resistência.

Por isso, é muito fácil encontrar uma modalidade que se encaixe no tempo disponível e nas preferências das pessoas que pretendem investir nesse tipo de treino.

Confira abaixo alguns exemplos:

1- Circuito de exercícios

A realização de um circuito de exercícios é a melhor forma de melhorar a resistência física. Isso ocorre em função da sua composição, formada a partir da combinação de exercícios aeróbicos e musculares.

Dessa forma, é possível combinar a realização de exercícios de força com atividades que trabalhem o sistema cardiorrespiratório. A melhor parte é que esse circuito não precisa ter uma duração muito prolongada, já que pode ser realizado em cerca de 30 minutos.

Mas não se engane: isso não significa que ele seja menos intenso ou mais fácil.

Isso porque, geralmente, esse circuito é composto por atividades que exigem bastante esforço físico, tais como polichinelo, prancha, agachamento, flexão, pular corda, entre outros exemplos.

Porém, para saber exatamente qual sequência de exercícios realizar, o ideal é seguir as orientações de um profissional especializado, que poderá criar um circuito personalizado para as necessidades de cada pessoa.

2- HIIT

Considerado um dos melhores exercícios para aumentar a resistência física, o HIIT (do inglês High-intensity interval training, que significa treinamento intervalado de alta intensidade) oferece vários benefícios.

Como o próprio nome indica, o treino HIIT é composto por atividades que devem ser realizadas de forma intensa e que são intercaladas com pequenos intervalos de descanso.

Esse “sobe e desce” da frequência cardíaca, proporcionada pela alternância do programa, não só exige esforço físico, mas também trabalha muito o sistema cardiorrespiratório e promove a queima de gorduras até depois da finalização do treino.

Contudo, para realizar o treino HIIT de forma correta, é importante seguir as orientações de um profissional qualificado, responsável por elaborar um treino específico para cada praticante.

Caso isso não seja possível, os interessados podem seguir as instruções de profissionais que compartilham aulas completas de HIIT nas redes sociais. Embora essas aulas não sejam personalizadas, elas são muito úteis para aumentar a resistência física sem gastar muito.

3- Corrida

A corrida é uma das atividades preferidas daqueles que desejam aumentar sua resistência física. Além de ser um exercício que não exige muito investimento e que pode ser realizado nas ruas, a corrida também exige muito do sistema cardiovascular.

Por isso, os praticantes de corrida têm facilidade para realizar outras atividades físicas que exigem muito fôlego e que possuem uma longa duração.

Além disso, a corrida também trabalha diversos grupos musculares, incluindo os músculos dos membros inferiores, a musculação abdominal e os músculos intercostais.

Contudo, para fazer esse tipo de treino é fundamental conhecer os diferentes tipos de corrida e se informar para se exercitar da maneira correta.

4- Natação

A natação é outro esporte muito indicado para aumentar a resistência física. Além de exigir muito do sistema cardiovascular, esse tipo de exercício proporciona um trabalho muscular bem completo.

Afinal, para realizar todos os movimentos exigidos na natação, o nadador precisa utilizar tanto os músculos dos membros inferiores, quanto os membros superiores. Ou seja, trata-se de um treinamento bem completo.

A melhor parte é que, apesar de exigir muito do corpo, a natação é um exercício de baixo impacto que pode ser realizado por pessoas de todas as atividades, já que a água amortece a realização dos movimentos.

Em função desse mesmo motivo, a natação também é indicada para pessoas lesionadas, com problemas nas articulações ou que estejam passando por um período de pós-operatório.

5- Yoga

A última indicação de exercício foi pensada para acabar com o mito de que a prática de yoga é composta apenas por meditação e posturas simples.

Na verdade, a yoga é um exercício milenar de origem indiana que trabalha o fortalecimento muscular e que exige o controle respiratório para a realização de diversas posturas.

A transição entre essas posturas, que exigem tônus muscular, equilíbrio e flexibilidade, geralmente deve ser realizada seguindo o ritmo da respiração, o que exige bastante do corpo.

Em função dessas características, a prática de yoga promove o aumento da resistência física e pode ser utilizada como aliada na realização de diversos treinos.

Vale lembrar que existem várias modalidades de yoga, tais como Hatha Yoga, Vinyasa Yoga e Ashtanga Yoga, entre outras, sendo que cada uma delas possui suas próprias características e exigências. Portanto, os futuros praticantes de yoga devem se informar sobre qual dessas modalidades é capaz de ajudá-los a alcançar seus resultados.

Lucas Martinatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário