sexta-feira, abril 16, 2021

Pernambuco recebe mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19


Pernambuco recebeu mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 102.400 da Coronavac/Butantan e 152.750 da Astrazeneca/Fiocruz. Os imunizantes chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife na madrugada desta sexta-feira (16), e vão contemplar a primeira dose de idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores das forças de segurança e salvamento. De acordo com o governo do estado, outra parte das vacinas será utilizada para a segunda dose de trabalhadores de saúde e idosos a partir dos 65 anos de idade.

“A vacinação dos idosos no estado já mostrou resultados positivos, com a redução de atendimentos hospitalares dessa faixa etária. Essas vacinas chegam para reforçar esse trabalho e garantir mais segurança à essa população, e também para ampliarmos a imunização de trabalhadores de saúde e da segurança”, disse o governador Paulo Câmara.

Do aeroporto, as vacinas foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para serem conferidas, divididas em lotes e enviadas aos municípios pernambucanos. De acordo com o gestor do estado, os imunizantes devem ser distribuídos às 12 gerências regionais de saúde ainda nesta sexta.

Total de vacinas

Com esse novo quantitativo, ao todo, Pernambuco recebeu 2.276.080 doses das vacinas, sendo 1.742.360 da Coronavac/Butantan e 533.720 da Astrazeneca/Fiocruz. Serão contemplados na campanha de imunização idosos a partir dos 60 anos de idade. Idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde e trabalhadores de forças de segurança e salvamento já começaram a receber as doses.

O secretário de Saúde do estado, André Longo, reforçou que idosos representam 75% de todas as mortes por Covid-19 em Pernambuco, e ressaltou a importância do avanço na proteção desse público. “Verifiquem na sua cidade quais estratégias estão sendo utilizadas para a vacinação e fiquem atentos para completar o esquema vacinal com as duas doses e no tempo preconizado para cada tipo de fabricante", lembrou.

"Reforço também que a vacina é uma das nossas armas contra o novo coronavírus. Mas mesmo quem já foi imunizado deve manter o uso correto das máscaras, a higienização das mãos, o isolamento e distanciamento social”, finalizou.

Por Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário