terça-feira, julho 28, 2020

Universidades pernambucanas detalham retorno das atividades


O retorno das aulas em instituições de ensino superior pernambucanas foi detalhado nesta terça-feira (28). Os reitores das universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes; Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, e Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens, participaram de entrevista coletiva, onde comentaram a retomada das atividades de maneira remota. A Unicap foi a única que deu continuidade aos semestres letivos de 2020. As instituições públicas estão com as aulas suspensas desde março.

Diante da situação imposta pela pandemia da Covid-19, a Universidade Católica de Pernambuco está estudando oferecer a alunos das universidades públicas a oportunidade de cursarem um período completo na instituição. A pauta ainda precisa de maiores discussões para garantir sua viabilidade - inclusive do ponto de vista legal. Nessa modalidade, um aluno da Universidade Federal (UFPE), por exemplo, poderia cursar um semestre no ambiente virtual da Católica. Seria uma espécie de "intercâmbio" dentro do próprio estado. "Lançamos ao consórcio (Universitas) a possibilidade de um intercâmbio acadêmico em Pernambuco. Seriam acordos para que os estudantes façam o semestre em outra instituição", explicou padre Pedro Rubens.

A UFPE vai retomar as atividades, no modelo remoto, no dia 17 de agosto. O calendário acadêmico suplementar terá três meses de duração, previsto para acabar em novembro. Serão 300 horas de aulas oferecidas em ambiente virtual. A adesão ao semestre suplementar será opcional. "Mais de 80% dos professores sinalizaram que vão oferecer disciplinas. A qualquer momento, os estudantes que aderirem ao semestre 2020.3 poderão suspender a matrícula. Eles podem também optar por não fazer as avaliações. Aqueles que fizerem e forem avaliados, terão essas horas acrescentadas ao currículo", explicou o reitor Alfredo Gomes.

Na UFRPE, as aulas também serão oferecidas remotamente a partir de 17 de agosto. A instituição terá dois Período Letivo Excepcional (PLE), com dez semanas de aulas remotas para manter as atividades durante a pandemia. O 2020.3 será de agosto a novembro, e o 2020.4, de novembro deste ano a março de 2021. Os semestres suplementares não equivalem aos períodos 2020.1 nem ao 2020.2. Assim como na UFPE, trata-se de um semestre extra e não-obrigatório. A UFRPE está oferecendo ainda um auxílio financeiro de até R$ 1.380 para fazer a inclusão digital de estudantes em situação de vulnerabilidade social. "A nossa primeira preocupação é com as vidas das pessoas. Além disso, não seria justo ou adequado propor ações que deixassem alguns estudantes pelo caminho", enfatizou o reitor Marcelo Carneiro Leão.

A Universidade de Pernambuco irá retomar as aulas da graduação, de forma remota, em 8 de setembro. O período suplementar 2020.3 terá a duração de 10 semanas e vai até 25 de novembro. Serão 240 horas de diversas disciplinas. "É um semestre optativo, isto é, se fizer e desistir, o aluno não será penalizado. Esse tempo sem as atividades na graduação foi usado para formar os professores para esse modelo de ensino. Na pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), as atividades continuaram, com orientações e defesas acontecendo nos últimos meses", esclareceu o reitor Pedro Falcão. As matrículas para o semestre suplementar da UPE acontecem de 26 a 28 de agosto.

Processos de ingresso

Na coletiva, os reitores da UFPE, UPE, UFRPE e Unicap garantiram que os processos de ingresso adotados pelas instituições serão mantidos para entrada em 2021. Mesmo com a mudança nas datas de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que passou de novembro de 2020 para janeiro e fevereiro do próximo ano, as previsões das universidades não mudaram. "Estamos aguardando algumas definições do MEC (Ministério da Educação) sobre o Enem e Sisu, mas não vamos alterar os processos", disse Alfredo Gomes, sobre a UFPE. "O nosso processo, com metade das vagas pelo SSA (Sistema Seriado de Avaliação) e metade pelo Sisu, está mantido. No entanto, não haverá a implantação de novos cursos ou aumento do número de vagas, como costumamos fazer. O nosso processo para 2021 será igual ao deste ano", completou o reitor da UPE, Pedro Falcão.

Bônus

Após a Universidade Federal de Pernambuco anunciar que candidatos interessados em ingressar no curso de medicina do campus Recife terão bônus de 10% na nota do Enem se tiverem cursado todo o ensino médio em Pernambuco e morarem no estado, a Universidade de Pernambuco (UPE) disse que também estuda oferecer bonificação semelhante. Se for aprovado, o bônus valerá apenas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas do Sistema Seriado de Avaliação permanecerão sem bônus.

"Vamos levar ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) a proposta de bônus - também de 10% - de maneira regionalizada. No nosso caso, não seria apenas para medicina, mas também para os cursos de direito e odontologia", explicou Pedro Falcão. A UPE oferece 1.740 vagas pelo SSA e 1.740 vagas pelo Sisu. O curso de medicina é oferecido em três campi: Santo Amaro (Recife), Garanhuns e Serra Talhada. Direito e odontologia são graduações oferecidas nos campi Recife e Arcoverde.

O bônus da UPE seria voltado aos estudantes da região onde o campus de interesse do candidato está localizado. A universidade estadual tem 15 campi espalhados por todas as regiões de Pernambuco. "Para o curso de medicina de Garanhuns, por exemplo, haverá um bônus para os estudantes de lá e de cidades vizinhas", explicou o reitor.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário