domingo, maio 17, 2020

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; quem viveu jamais esquecerá


Feira livre da saudosa velha Barreiras, distrito de Petrolândia

Neste domingo, 17 de maio de 2020, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do baú e mostra fotos para nos lembrarmos da nossa saudosa velha Petrolândia, cujo centro da antiga cidade e povoados estão hoje submersos no Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em águas do rio São Francisco.

Veja abaixo um pouco do histórico do município de Petrolândia que está preste a comemorar 111 anos de emancipação política, fato que acontece no próximo 1º de julho/2020.

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.


Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco. Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1º de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A transformação veio com a inundação em 1988

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.

Passado apróximadamente 32 anos, atualmente o município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região do Médio São Francisco.

Veja abaixo fotos da atual cidade de Petrolândia

Foto/crédito: Páblo Silva

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

4 comentários:

  1. Tão bom ver essas fotos e reportagens da cidade onde nasci.Nossas raízes estão aí não importa se estou em Recife,Niterói,Paris ou Londres ,nossas lembranças se reportam sempre onde vivemos ,fomos alfabetizados e fomos embora em busca de outras conquistas...Petrolândia está sempre dentro de nós.l

    ResponderExcluir
  2. Excelente reportagem, comecei e terminei essa fantástica obra, queria muito receber informações desse cidade que tanto amo, algumas pessoas do meu coração, Amadeu, Lourival Simões, socorro Simões e a neguinha do restaurante.

    ResponderExcluir
  3. Excelente reportagem, comecei e terminei essa fantástica obra, queria muito receber informações desse cidade que tanto amo, algumas pessoas do meu coração, Amadeu, Lourival Simões, socorro Simões e a neguinha do restaurante.

    ResponderExcluir
  4. Lindas fotos pra mim e recordar minha terra natal onde eu nasc

    ResponderExcluir