segunda-feira, abril 27, 2020

Cooperativa de costureiras apoiada pela AD Diper fabrica máscaras para combate à Covid-19 em Paudalho

Projeto recebeu investimentos em 2018 para a compra de máquinas, equipamentos de informática, aparelhos de ar acondicionado, cadeiras, mesas, armário, além do revestimento em PVC do teto. Foto: Divulgação

Um projeto especial apoiado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) está fazendo a diferença neste momento único de combate e prevenção ao coronavírus, no interior do estado. A Cooperativa de Costura e Confecção da cidade de Paudalho, está produzindo, em parceria com a prefeitura municipal, 120 mil máscaras de tecido para a população local. O trabalho desenvolvido hoje é possível graças ao apoio concedido pela Agência que investiu, em 2018, R$ 86 mil na contratação de consultoria especializada, compra a compra de máquinas, equipamentos de informática, ar acondicionados, cadeiras, mesas, armário, além do revestimento em PVC do teto. O projeto foi idealizado e realizado em parceria com a Associação Mário Lemos Falcão de Apoio a Cultura e a Educação (AMFACE). A AD Diper é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A produção das máscaras, encomendada pela prefeitura, começou no início de abril e deve seguir até maio. São 20 costureiras trabalhando das 7h30 às 18h e das 18h até às 0h, para atender a demanda. A produção do material de proteção exigiu uma capacitação de 15 dias entre as costureiras. “Estamos dedicadas 100% a este trabalho. Descobrimos nesta nova produção um nicho não explorado antes. A fabricação de Equipamentos de Proteção Individual provavelmente se tornará mais um dos itens produzidos na cooperativa a longo prazo. Se, há dois anos, a AD Diper não tivesse abraçado este projeto a gente não estaria produzindo essas máscaras e ajudando tantas pessoas neste momento tão importante”, relembra Angela Maria Cahú, Fundadora da Cooperativa. As máscaras são feitas com tecido tricoline e seguem as exigências do Ministério da Saúde.

Atualmente, além de produzir diversos tipos de peças para os moradores da cidade, a cooperativa é especializada em promover cursos de profissionalização para a população local. Os cursos são custeados pela prefeitura de Paudalho e ofertados gratuitamente para a população (incluindo o material didático). Dias antes do início do isolamento social determinado para tentar prevenir a propagação da Covid-19, a equipe de costureiras trabalhava na capacitação de 520 moradores da cidade. A oficina de Modelagem, Corte, Costura Doméstica, Industrial e Confecção têxtil capacita quem quer atuar no segmento e trabalhar no polo têxtil do estado. O projeto já realizou até desfiles de moda com as peças produzidas pelos alunos.

De acordo com o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, Jaime Alheiros, o apoio às cooperativas e associações que veio se consolidando nos últimos 10 anos, e deu origem ao Programa Força Local, é uma das políticas exitosas da Agência de Desenvolvimento junto aos APLs. “Nesse momento de crise, esses parceiros do setor de confecções, começaram a colaborar no combate a pandemia, e ainda desbravar um mercado com alta demanda nesse momento tão sensível da nossa economia. Tudo isso, graças a essa base consolidada ao longo dos anos” pontua, Jaime.

A cooperativa foi criada em 27 de outubro de 2017. A sede possui estrutura com ar-condicionado, mobiliário, computador, mesa de modelagem, 10 máquinas industriais e uma máquina de bordado. A prefeitura municipal auxiliou na reforma do prédio (incluindo telhado, banheiros, piso, cozinha, almoxarifado, jardim interno, instalação elétrica e hidráulica e a pintura do prédio). O local atende cerca de 100 pessoas, em três turnos diários. “Nosso sonho é mudar, mesmo que de forma simples, a vida dos paudalhenses com nossos cursos profissionalizantes. Muitas pessoas que já passaram por nossa escola estão se movimentando e fazendo sua própria renda, principalmente neste momento de crise. Ganham todos.”, comenta Angela.

Comunicação AD Diper

Nenhum comentário:

Postar um comentário