segunda-feira, fevereiro 03, 2020

Padre de Tacaratu denuncia transtornos causados por shows da Festa da Padroeira em frente à Matriz; "Mas o povo quer festa"


O encerramento dos festejos da Padroeira de Tacaratu, Nossa Senhora da Saúde, realizado na tarde desse domingo (02/02), em palco montado ao lado do Santuário, pode ser considerado épico, por falta de melhor palavra. O pároco local, padre Roberto, criticou a realização da festa na praça em frente à Igreja Matriz, espaço considerado por ele pequeno e inadequado para os eventos musicais, além de criticar uma das atrações, que teria falado mal da Igreja Católica e seus santos, e os católicos que frequentam. Diante dos transtornos, o padre afirma que não cabe somente à Paróquia e à Prefeitura de Tacaratu articularem soluções, mas também à sociedade em geral. Confira no vídeo abaixo.


Após o pronunciamento do padre sincero, o prefeito de Tacaratu, José Gerson (PSB), também se dirigiu ao público, para agradecer a participação de todos no tradicional evento de manifestação de fé no Sertão de Pernambuco.

O centro de Tacaratu, cidade cercada por serras, é reduzido a poucas e estreitas ruas e é cortado por uma rodovia estadual. A centenária Festa de Nossa Senhora da Saúde atrai milhares de pessoas, tanto de fiéis e romeiros, quanto de um público ávido por shows musicais com grandes atrações.

Redação do Blog de Assis Ramalho

3 comentários:

  1. Esta correta a reclamação e representação da igreja. A muitos anos as festividades vem aumentando a população festiva por amor a N. S. da Saúde. E, a cidade não comporta o numero de frequentadores, e muito mais, os devotos que aumentam mais e fazem esta festa ter brilho com tantas boas etnias e representatividade das comunidades. Tacaratu, tem sido abençoada em nome da crença e religiosidade que tanto aprimoram nosso conterrâneos em adoração a Santa. Ora vejam. Não faz sentido estarem adorando a N.S. da Saúde com a fé, promessas e bênçãos da igreja, e depois, logo ali, sermos ao mesmo tempo, coniventes com a festa profana, muita vezes precisa de ação das autoridades policiais. Sou também filho dessa terra, com orgulho de meus pai e avós. Quero então sugerir que as autoridades pensem sobre o futuro da festa. E como ideia, sugerida, busquem entendimento, igreja, povo social e politicas, para ser essa festa profana programada e feita , no final da rua do Funil. Basta um acordo com os proprietariado e fazer um planeamento de terraplanagem abrindo espaços ali para toda festa profana mais livre. Como é feita uma vez por ano, ganha os proprietários e enobrece a comunidade crista de Tacaratu. Tem muita terra aberta e ate a pista via caraibeiras. Sou casado com uma afilhada de NS da Saúde, e sinto-me dizer, que faz tempo que não vou a festa que desconforta muito. Acredito que muitos conterrâneos estão na mesma. COMO VOU REZAR com uma condição e depois faço de meu rosário um cordão ....... Desculpem o meu desabafo. Tenho gratidão e amor a essa terra. Saudações a NS da Saúde. Amem.

    ResponderExcluir
  2. Sou Pernambuca mais não vivo aí mais amo esse lugar mais não tiro a razão pelo o contrário quero parabenizar o padre e a população ter mais educação

    ResponderExcluir
  3. Em frente de igreja não é lugar de baderna povo tem que rezar

    ResponderExcluir