domingo, janeiro 05, 2020

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordações neste domingo 05/01/2020


Neste domingo, 05 de janeiro de 2020, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra fatos e fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersas nas águas do rio São Francisco. Hoje o mostruário é de alguns pontos comercias da cidade.

Veja e mergulhe no túnel do tempo!

Feira livre eram realizadas as sextas-feiras - no fundo da foto a Casa Baiana e o Mercado Público
Rua Clodoaldo Bezerra, Rua do comércio e da feira livre - por trás da foto ficava a estação do trem e o cais Don Pedro II - a padaria de João Rodrigues ficava ao lado esquerdo do 'retrato'

Casa Lealdade do empresário João Leal ficava localizada na rua D. Pedro II
Loja Movelar
Visão da Loja Pop Discos de Mauro e o Bar O Redondo e Loja Atenize

Visão da rua D.Pedro II

A larga rua D.Pedro II, onde também ficava situado parte do Comércio da Velha Petrolândia-PE. Mais na frente ficava o Cine São Francisco.
Na esquina, a Bodega de Desidério - por trás da foto ficava a Escola Delmiro Gouveia 

Na foto - João Cassiano (de bermuda branca - In Memorian ) e a Loja "O Rei do Suco", vizinha ao Cinema de Valmir, e em frente ficava o Bar 'O Redondo'

Na foto: Igreja Assembléia de DEUS. Ao lado, a lanchonete de João (localizada ao lado do Açougue Público)

Salão Recife, ao lado a sede da Compesa - Rua D. Pedro II


Na foto: A esquerda (esquina) era o bar e mercearia de Zé Lino, e do lado tinha uns Pontos (Quartinhos). O dono desses pontos era Chico Maricota, era do Brejinho da Serra. Num dos quartinhos morou seu João fotógrafo... em seguida vinha o bêco do Gás

PASSA O TEMPO, SÓ NÃO PASSA ESSA SAUDADE!
VELHA PETROLÂNDIA, UMA SAUDADE QUE NÃO PASSA
Veja abaixo um pouco do histórico de Petrolândia, e mais abaixo fotos da Nova cidade (cidade que amamos)
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.
Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.
Veja abaixo fotos da nova Petrolândia, cidade que amamos
 
Primeiros anos da Nova Petrolândia: Prefeito Amadeu de Souza Lima em foto com alunos e professores ( desfile cívico de 7 de Setembro na década de 90)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos da Velha Petrolândia - Arquivo/José Torres - Petrolândia ontem, hoje e sempre
Fotos da Nova Petrolândia: Pablo Silva
Divulgação internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário