quarta-feira, novembro 06, 2019

Petrolandense Roberta Jamylle conquista prêmio em Concurso Literário de Colégio de Juiz de Fora, MG

Roberta Jamylle e sua professora receberam Certificados de Menção Honrosa no I Concurso Literário da Professora Bela (Fotos: Divulgação)


Na noite da última quinta-feira (31 de outubro), o Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou a premiação do I Concurso Literário da Professora Bela, realizado para promover e descobrir talentos entre “pequenos escritores”. O concurso contou com a inscrição de 242 textos produzidos por crianças entre 8 e 12 anos das regiões Sudeste, Centro-oeste e Nordeste do Brasil. Aluna da Escola Municipal Doutor Orlando de Araújo, em Maceió, Roberta Jamylle Martins de Barros Oliveira foi a vencedora na categoria 9 anos.

Roberta Jamylle Martins nasceu em Petrolândia, filha de Janete Martins e do professor de física Roberto Oliveira, felicíssimo com o excelente desempenho da estudante no concurso literário. No final da cerimônia de premiação, realizada no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), em Juiz de Fora, alunos do Conservatório Estadual de Música Haideè França Americano apresentaram a música "Anunciação", de Alceu Valença, em homenagem aos pernambucanos e alagoanos que acompanharam a solenidade, através de live, na torcida pela estudante nordestina. O texto premiado foi publicado e distribuído gratuitamente, em arquivo no formato pdf.

Cada autor enviou apenas uma história que deveria ser obrigatoriamente inédita. A participação foi gratuita. Com o tema "o Segredo da Luz", a nova escritora Jamylle garantiu sua redação no I Florilégio da Professora Bela – Os segredos dos personagens do mundo da imaginação, livro organizado com obras de Pequenos Escritores, de acordo com Edital: categoria I – Pequenos Escritores com idade de 8 anos, categoria II – Pequenos Escritores com idade de 9 anos, categoria III – Pequenos Escritores com idade de 10 anos, categoria IV – Pequenos Escritores com idade de 11 anos, e categoria V – Pequenos Escritores com idade de 12 anos.

Sem premiação pecuária, conforme o Edital, os pequenos escritores finalistas receberam certificado de Menção Honrosa. O vencedor de cada categoria, e sua professora, além do Certificado de Menção Honrosa, receberam um troféu. Foi preparada também uma homenagem aos representantes das escolas finalistas por todo trabalho de incentivo à leitura e à escrita.

A coordenadora e idealizadora do concurso, a escritora e professora do João XXIII, Lauriana Paiva, conta que a iniciativa visa dar visibilidade às histórias produzidas na infância que muitas vezes se perdem pela falta de registro, “e também possibilitar que as crianças se percebam como escritores, pois, na prática docente, o que observo é uma riqueza muito grande nas produções escritas dos alunos, os quais eu vejo como pequenos escritores”.

Confira as palavras da estudantes sobre sua participação no concurso literário.


Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Roberto Oliveira, Prefeitura de Maceió e UFJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário