segunda-feira, maio 06, 2019

Petrolândia: Destaque nas eleições municipais de 2016, PTB enfrenta desafio de manter unidade e liderança no próximo ano



Faltam pouco mais de 12 meses para o início da campanha eleitoral das eleições municipais de 2020 e em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a movimentação dos interessados em disputar a majoritária é cada vez mais evidente. No cenário atual, o partido de maior destaque sob os holofotes não é o PSB, que governa o município. As maiores expectativas são para o destino do PTB, cuja eleição em 2016 "bateu na trave", de acordo com as palavras do correligionário do grupo oposicionista, deputado estadual e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Rodrigo Novaes (PSD), em entrevista à Web Rádio Petrolândia.  A eleição do ex-prefeito Ricardo Rodolfo (PR) foi decidida por apenas 50 votos de diferença.

Naquele ano, a chapa majoritária foi encabeçada por Fabiano Jaques Marques (PTB), empresário e então vereador, e pelo produtor rural e também vereador à época Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes, do PSD), como candidato a vice, ou melhor, a segundo prefeito, conforme se definiu o candidato. Fortemente unido e com apoio político do então senador e candidato a governador de Pernambuco, Armando Monteiro Neto, e do deputado federal Zeca Cavalcanti, ambos do PTB, a chapa reuniu o apoio de empresários locais e de produtores agropecuaristas e agrícolas. No final do mandato de senador, Armando não conquistou o Governo do Estado e Zeca não conseguiu a reeleição. Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), candidatos a senador apoiados pelo grupo, também não foram bem sucedidos nas urnas.

Hoje, o destino do PTB em 2020 é incerto. O partido convive publicamente com duas pré-candidaturas internas, mas poderá, como alternativa, apoiar candidato de outra legenda, desde que não seja do grupo da situação. Dentro do próprio partido, o nome de Fabiano é lembrado naturalmente, em consequência dos resultados da eleição passada e pelo apoio de Rodrigo Novaes, que o tem como preferido.

Em concorrência a Fabiano, desponta a pré-candidatura do atual presidente da Câmara Municipal, Joilton Pereira, que tem trabalhado para colocar seu nome também em evidência, inclusive com estreita aproximação do PSB local e do grupo político dos Coelhos, de Petrolina. O colega vereador Dedé de França, do PSB, é companhia constante em eventos e viagens políticas. Joilton está em seu primeiro mandato, eleito como sucessor de Carlos Alberto (Carlinhos), presidente do PTB Petrolândia.

De acordo com Carlinhos, é fato que o diretório local assiste ao desenrolar das duas pré-candidaturas. "Existem picuinhas", diz, em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia. Porém, o nome do escolhido pelo grupo será determinado no final deste ano, após pesquisas. A princípio, o nome dos pré-candidatos à prefeito são: Fabiano, Joilton e Rogério Novaes. Sobre a possibilidade de um dos atuais pré-candidatos não aceitar a indicação do partido, Carlinhos afirmou que a chance de isso acontecer é remota.

Em alternativa a candidaturas próprias, Dr. João Lopes (PP), também candidato a prefeito nas últimas eleições, com terceira colocação nas urnas em 2016, é o crush do grupo de oposição, que busca alianças para consolidar as chances de vitória no pleito. Sobre apoiar candidato de outro partido, Carlinhos é enfático apenas quanto a excluir de uma possível coligação com o grupo dos Simões, atualmente na prefeitura, sob gestão de Janielma Souza (PSB).

Até o final do ano, muito chão ainda será percorrido pelos pré-candidatos do PTB, em encontros com lideranças, para garantir apoios em tornos de seus nomes. Vamos aguardar o desfecho.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário