segunda-feira, fevereiro 06, 2017

Ação conjunta combate desmatamento na Mata do Zumbi, no Cabo

Desde outubro, 150 construções irregulares já foram demolidas na área em oito operações. A última foi na sexta-feira (3) (Fotos: Divulgação/CPRH)

Em oito operações para conter desmatamento criminoso em área da Mata Atlântica no Cabo de Santo Agostinho, realizadas desde setembro, com a participação de diversos órgãos, já foram demolidas 150 construções irregulares na região chamada de Mata do Zumbi. A ação mais recente ocorreu na última sexta-feira (3), com a demolição de dez construções. No total, 17 pessoas já foram autuadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e responderão por crime ambiental. Houve autuações também pela Prefeitura do Cabo. As operações terão continuidade, numa luta para conter as tentativas de ocupações irregulares na área.

A CPRH vem participando das operações com equipes de duas unidades: Controle e Monitoramento Florestal (UCMF) e de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC). Elas vêm se reunindo com os outros órgãos envolvidos – Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Prefeitura do Cabo (com duas secretarias e a Brigada Ambiental), Celpe e Suape, proprietária de parte da área, visando discutir estratégias para as ações. Há indícios de ocupações apenas para tentativas de comercialização de lotes.



Parte da área da Mata do Zumbi é unidade de conservação estadual (dentro do território de Suape) e outra pertence ao governo municipal do Cabo. Na última investida, com oito veículos envolvidos na operação, foram demolidos dez barracos de madeira, lona e alvenaria, todos construídos em meio aos tocos da área desmatada. Não foram encontrados moradores e nem móveis ou bens particulares. De acordo com agentes envolvidos nas ações, as tentativas de ocupações irregulares na região acontecem a partir de queimadas criminosas, realizadas geralmente à noite, de madrugada ou nos fins de semana, para dificultar o combate.

Ao mesmo tempo em que define novas ações de enfrentamento, visando conter o desmatamento e as ocupações irregulares, os órgãos envolvidos nas operações agilizam as autuações – enviadas ao Ministério Público e à Justiça (Fórum do Cabo). Como há outras ocupações com moradores, a Prefeitura já entrou com pedido de reintegração de posse no Fórum do município.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário