quinta-feira, setembro 15, 2016

Voltada para crianças e adolescentes, campanha multivação começa na segunda (19)


Nesta segunda-feira (19.09), começa a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, voltada para a população menor de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), crianças de 9 anos e adolescentes entre 10 e menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Essa estratégia objetiva mobilizar pais e responsáveis para levar as crianças e os jovens que não foram vacinados ou estão com os esquemas incompletos para serem imunizados nos postos de saúde. O Dia D de mobilização será no sábado (24.09).

Diferente dos anos anteriores, quando as campanhas eram voltadas apenas para a população menor de 5 anos, agora as atividades também beneficiam as crianças de 9 e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos. “Esse é um público que tem mais resistência de ir aos postos de saúde, apesar de existirem vacinas que devem ser aplicadas nessa faixa etária. Por isso, precisamos chamar a atenção dos pais ou responsáveis que não são apenas as crianças pequenas que precisam ser imunizadas”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

As recomendações dos esquemas vacinais são elaboradas a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças imunopreveníveis. Neste sentido, para cada vacina é estabelecido o número de doses, a idade mínima e máxima para receber cada dose e os intervalos ideais entre as doses. “Se um esquema vacinal não for completado ou for realizado no tempo inadequado, a pessoa não ficará imune às doenças. Caso haja alguma dúvida, nossa indicação é ir a um posto de saúde, sempre munido da caderneta de vacinação, para que um profissional analise se será necessária a aplicação de alguma dose”, ressalta Ana Catarina.

A coordenadora lembra que a falta de vacinação pode aumentar a incidência de doenças ou até facilitar a reintrodução de enfermidades que estão fora de circulação do Brasil, como a poliomielite.

Algumas vacinas para menores de 5 anos: BCG, pentavalente, VIP e VOP (poliomielite), rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Algumas vacinas para crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a menores de 15:, tríplice viral, dT (difteria e tétano), e HPV.

Secretaria-Executiva de Atenção à Saúde/Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário