domingo, julho 10, 2016

Projeto que une iniciação musical e educação ambiental chega às Escolas Municipais de Casimiro de Abreu (RJ)

Iniciativa faz parte do Projeto de Construindo Música, que trabalha a conscientização sobre a reciclagem, reaproveitamento dos resíduos e importância da música

São Paulo, julho de 2016 – A Evoluir, empresa voltada para educação transformadora, em parceria com a Secretária Municipal de Educação de Casimiro de Abreu, deram início em 14 escolas da cidade (abaixo), o Projeto Construindo Música, que tem como propósito trabalhar a conscientização sobre a reciclagem, reaproveitamento dos resíduos e a importância da música entre crianças do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.


“O Projeto Construindo Música é muito importante para a escola porque desenvolve a criatividade do aluno ajudando-o a ter sonoridade, consciência ambiental, equilíbrio emocional, além de favorecer o aluno hiperativo. A música envolve todas as disciplinas, melhora o desempenho do aluno, além de tudo, música é poesia e o aluno gosta muito”, disse Elayne Pereira Estevam, Diretora da Escola Municipal Vila Verde.

A Diretora da Escola Municipal Professora Erotildes Tardelli Moreira, Adriana da Silva Delphino, avaliou positivamente o projeto. “Todo o corpo escolar tem ótimas expectativas em relação ao Projeto Construindo Música. Acreditando que o mesmo somará com nossos educandos, ajudando no aspecto social, emocional, cognitivo e ambiental”.

Já Efigênia Rouge Bilia, Diretora da Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio, disse:“ Atividade como o Construindo Música ampliam os horizontes dos alunos através do compartilhamento de um saber interdisciplinar e transformador, além de tornar o ambiente mais harmônico e divertido”.

Na abertura do projeto, as escolas contaram com um Pocket Show da banda Trinca Lata, que mostrou a diversidade de sons, timbres e possibilidades musicais dos instrumentos construídos com materiais reciclados. Logo após, aconteceu o Workshop para os educadores, que se baseou em dinâmicas de musicalização para envolvê-los no programa.

“Trazemos os professores para serem parceiros dos educadores musicais, e assim todos aprendem juntos. A cada encontro, buscamos explorar todo o potencial das crianças. Elas se desenvolvem a ponto de compor músicas, criar fusão de ritmos e até formar bandas. Em todas as etapas do Construindo Música, incentivamos comportamentos inspirados em amizade, respeito, paz e cooperação”, explica Flávia Maia, artista responsável pelo conteúdo pedagógico do Construindo Música, integrante do grupo de percussão corporal Barbatuques.

O Projeto Construindo Música vai até outubro e conta com atividades que contemplam alunos e professores. Para os alunos oficinas de iniciação musical e construção de instrumentos musicais a partir da reutilização de materiais. Após as atividades, cada grupo de estudante fará uma apresentação no evento de encerramento que acontecerá no mês do Dia das Crianças. Para os educadores, será realizado workshop de capacitação, com objetivo de ampliar os conhecimentos para que o projeto se torne sustentável após o seu término; auxiliar durante o desenvolvimento do programa e oferecer ferramentas e repertório de atividades musicais interdisciplinares para serem realizadas por eles fora do projeto.

"O envolvimento dos professores e diretores é crucial para o desenvolvimento e continuidade do projeto nas escolas. Com a participação efetiva da gestão, garantimos a sustentação de conteúdos trabalhados, como educação ambiental, reciclagem e consumo consciente, completa Thais Buratto, coordenadora de projetos da Evoluir.

Atividades do Construindo Música:

· Escolha da turma participante em cada escola
· Workshop inicial com os professores
· Pocket Show na cidade
· Plano de aulas
· Gravação da apresentação final
· Avaliação pela equipe julgadora
· Premiação da escola vencedora
Temas do Plano de Aulas:
· O som e o silêncio
· Paisagem sonora
· Breve história da música
· A música brasileira com ênfase na música folclórica
· O corpo como instrumento
· Os instrumentos e suas famílias
· Construção de instrumentos musicais
· Improvisação e composição
· Regência
· Arranjo musical

Cada aula tem duração de 2h e no total são 8 aulas teóricas/práticas e algumas destinadas à ensaios e gravação da música. Em todas as escolas participantes as atividades acontecerão no turno escolar.

Escolas participantes

E. M. Patrick Marchon Portal
CIEP 459 Brizolão José Bicudo Jardim
E. M. Padre Francisco Peres Blasco
E. M. Pastor Luiz Laurentino
E. M. Santa Luzia
E. M. Christiane Siqueira Salles de Carvalho
E. M. Rosane de Oliveira Baptista Fernandes
E.M. Casimiro de Abreu
E.M. Vila Verde
E.M. Prof. Erotildes Tardelli
E.M. Prof. Abel de Souza Lyrio
E.M. Moysés Silveira
E.M. Pedro Lopes Magalhães
CEIM Palmital

Sobre a Evoluir

www.evoluir.com.br

Fundada há 20 anos pelas mãos da escritora e psicóloga Beatriz Monteiro, a Evoluir funciona como uma fábrica de projetos educacionais, que desenvolve conteúdos e metodologias educacionais que motivam alunos e professores a “aprender a aprender”, despertando a consciência e reforçando a importância de hábitos e atitudes saudáveis, humanas e sustentáveis.

A atuação e serviços da Evoluir são estruturados em quatro pilares: Projetos Educacionais, Materiais Educativos, Espaços Lúdicos e Editora Evoluir. Em todos estão presentes valores ligados à educação, cultura, cidadania e sustentabilidade, que procuram transformar a cultura escolar propondo comunidades de prática, com iniciativas que valorizam o ‘aprender fazendo’ e ações que integram educadores, comunidades locais e poder público.

O modelo de negócio da Evoluir inclui a execução de projetos via leis de incentivo, a venda de produtos e livros e a prestação de serviços para institutos, fundações, órgãos públicos e empresas privadas, em uma proposta que alia empreendedorismo social e inovação frente aos desafios educacionais do país. Parte dos materiais educativos e publicações são oferecidos gratuitamente às escolas públicas em todo o território nacional.

Atualmente a empresa conta com 20funcionários contratados e 17 educadores de campo, que estão em vários estados do Brasil, como Pará, Santa Catarina, Pernambuco, entre outros. Além de revisores, editores, ilustradores e educadores, que juntos ajudam a criar inovações para a aprendizagem.

Valentin Comunicação/Evoluir

Nenhum comentário:

Postar um comentário