domingo, julho 10, 2016

Cientistas afirmam que cabras são tão inteligentes e carinhosas quanto cachorros

"Mesmo sendo uma espécie que foi domesticada primordialmente para a agricultura, elas têm semelhanças com animais que são criados para serem de estimação", diz pesquisador (Foto: Reprodução/Christian Nawroth)

Um novo estudo publicado no periódico Biology Letters afirma que cabras são tão inteligentes e carinhosas quanto cachorros. A internet já sabia disso: elas acabaram conquistando a todos com gifs fofinhos de seus filhotes e mash ups engraçados de seus sons com músicas de divas pop.

A pesquisa realizada por uma equipe da Escola de Ciências Biológicas e Químicas da Universidade Queen Mary de Londres, na Inglaterra, observou essas características no offline. No primeiro experimento, as cabras tinham que tirar a tampa de uma caixa para receber uma recompensa. No segundo, os pesquisadores viraram a caixa para baixo, dificultando a tarefa. Quando não conseguiam completar o objetivo, os animais ficavam encarando os humanos em busca de uma solução. Se o humano mais próximo estivesse de costas, o bicho buscava fazer contato com outra pessoa.

“As cabras encaram os humanos da mesma forma que os cachorros o fazem quando querem algo que está fora de seu alcance”, explicou o pesquisador Christian Nawroth na divulgação do estudo. “Nossos resultados mostram que as cabras tentam estabelecer uma comunicação com os humanos. Mesmo sendo uma espécie que foi domesticada primordialmente para a agricultura, elas têm semelhanças com animais que são criados para serem de estimação, como cachorros, por exemplo.”

Em uma pesquisa anterior, Nawroth fez um experimento no qual colocou dois copos na frente das cabras, um com petiscos e outro vazio, para analisar se elas conseguiriam processar tal informação — e os bichinhos não desapontaram. “Já sabíamos que as cabras são mais inteligentes do que a reputação delas sugere, mas estes novos resultados mostram que elas podem se comunicar e interagir com humanos mesmo não tendo sido domesticadas para serem de estimação.”

Os pesquisadores esperam que o estudo faça com que as pessoas se tornem mais compreensivas em relação às habilidades das cabras e, claro, que passem a tratá-las melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário