quinta-feira, maio 16, 2013

Petrolândia: No Dia do Gari, homenagem de Rosivaldo Castor aos profissionais da limpeza urbana do município

A data 16 de maio é considerada o Dia do Gari. Rosivaldo Castor, do Departamento de Obras da Prefeitura Municipal de Petrolândia, envia mensagem ao Blog de Assis Ramalho, em homenagem a todos os trabalhadores da limpeza pública do município.

"Caro Assis, nesta quinta-feira, 16 de maio, é o Dia do Gari. Gostaria de homenagear a todos aqueles que fazem parte desta classe, que muitas vezes não é reconhecida, mas é responsável por inúmeros serviços em nossa cidade, no Saneamento, na limpeza do Mercado Público, Matadouro, manutenção das praças e jardins, limpeza pública, coleta de lixo, limpeza do Cemitério, coleta do lixo do Hospital e das escolas, entre outros locais. Parabéns pelo seu dia! Nossa cidade existe pela força do trabalho de homens e mulheres dignas, não importando a profissão, pois cada um tem a sua importância."

O Blog de Assis Ramalho parabeniza todos os profissionais da limpeza pública pelo seu dia. Parabéns pelo seu esforço gigantesco para manter nossa cidade limpa, trabalho que seria imensamente mais fácil se cada cidadão de Petrolândia fizesse a sua parte.

No Brasil, os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas. Os garis surgiram para limpar as sujeiras naturais, como folhas das árvores, poeiras, pedras, etc. Porém, os mal educados jogam as suas sujeiras no chão achando que os garis existem para servi-los.

Apesar de imprescindível para a manutenção da limpeza das cidades, o gari quase sempre passa despercebido nas ruas. As pessoas costumam considerar o trabalhador braçal apenas como sombra na sociedade, seres invisíveis, sem nome. O gari enfrenta o drama da “invisibilidade pública”, ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde se enxerga somente a função e não a pessoa.

Em Portugal, eram conhecidos como "almeida", em homenagem a um cidadão com Almeida no nome, que foi diretor-geral da limpeza urbana da capital portuguesa. O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da Cidade do Rio de Janeiro - o francês Aleixo Gary. O empresário Aleixo Gary assinou contrato, em 11 de outubro de 1876, com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. O serviço incluía remoção de lixo das casas e praias e posterior transporte para a Ilha de Sapucaia, onde hoje fica o bairro Caju.

O trabalho do gari é tão menosprezado que sequer existe um verbete completo, na Wikipedia, informando a origem do Dia do Gari. O melhor trabalho sobre o assunto, na internet, está no blog Velhos Amigos, em que inclusive, encontra-se a história do psicólogo que viveu um mês a profissão de gari: "Fingi ser gari por 1 mês e vivi como um ser invisível".

Para ler as matérias sobre o gari>www.velhosamigos.com.br/datas especiais/dia do gari

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Velhos Amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário