17 setembro 2025

Genial/Quaest: 55% acreditam que houve tentativa de golpe e 54% dizem que Bolsonaro participou do plano


Ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar, em Brasília — Foto: Sergio Lima / AFP

Ex-presidente e sete aliados foram condenados pelo STF na semana passada


Por Luis Felipe Azevedo — O Globo/Rio de Janeiro

A primeira pesquisa Genial/Quaest realizada após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sete aliados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) mostra que 55% dos brasileiros afirmam que houve uma tentativa de golpe no país (eram 50% em agosto). Já 38% entendem o contrário, valor estável em relação ao levantamento anterior, e 7% não sabem ou não responderam (eram 12%).

Os dados divulgados nesta quarta-feira também mostram que 54% da população avalia que Bolsonaro participou do plano golpista (eram 52%), enquanto 34% entendem que não (eram 36%) e 10% não sabem ou não responderam.

Na comparação com agosto, cresceu de 36% para 42% a opinião de que o processo judicial contra o ex-presidente foi imparcial, e recuou de 52% para 47% o entendimento de que houve perseguição contra Bolsonaro. Já 11% não sabem ou não responderam (eram 12%).

Os dados mostram também que a maioria (52%) da população é contra o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes (eram 43% em agosto). Do outro lado, os favoráveis à medida são 36% na pesquisa atual, contra 46% no mês passado. A maior variação ocorreu entre os que dizem não ter posicionamento político: os que são contra o impeachment passaram de 44% para 56% e os que se posicionam a favor recuaram de 40% para 27%.

Os pesquisadores realizaram 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.