segunda-feira, abril 08, 2024

Ex-funcionário do Banco do Brasil de Petrolândia, pauloafonsino Edson Mendes e o Raso da Catarina, no Caldeirão com Mion (Rede Globo) na homenagem a Caetano Veloso e Maria Bethânia.


O Programa Caldeirão com Mion, exibido todos os sábados à tarde pela Rede Globo de Televisão fez,
este sábado, 6 de abril, uma homenagem aos irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia dois grandes nomes da música popular brasileira.

O motivo para esse programa tão esperado foi o projeto dos dois de fazerem uma turnê por cidades brasileiras entre agosto e dezembro de 2024 no tempo em que estão vivendo na sua melhor idade, Betânia com 77 anos e Caetano com 81. A turnê deverá acontecer entre agosto e dezembro deste ano – 2024 – e será, com certeza, o coroamento de suas brilhantes carreiras.



Mas o programa Caldeirão com Mion – Especial – Caetano Veloso e Maria Bethânia também reservou uma pontinha de alegria aos pauloafonsinos, aos membros da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, aos moradores do Povoado Juá, com mais certeza ainda, porque esse programa teve a participação do pauloafonsino Edson Mendes, membro correspondente da ALPA, filho de D. Eva Rita do Juá, coração do Raso da Catarina que é o coração do Brasil.

E o Raso da Catarina não foi esquecido pelo poeta e escritor Edson Mendes que ali estava para se juntar à homenagem à Maria Bethânia, a grande cantora de Santo Amaro e do Brasil, do mundo, porque Edson também estava acompanhado de sua filha, da área médica, que também se chama Maria Bethânia, como a cantora famosa, e que nasceu no mesmo dia que o pai, Edson, e no mesmo 16 de setembro, data em que também nasceu Dona Canô, mãe de Caetano e de Bethânia ali homenageados.

Entrevistado por Mion, Edson Mendes disse do motivo de estar ali – a convite da Globo – e porque deu o nome de Maria Bethânia à sua filha, para homenagear a cantora que ali estava, visto que a menina nasceu no dia do aniversário de sua mãe, D. Canô e também ganhou esse nome em face da música homônima do seu colega de trabalho no Banco, Capiba, que fez essa música para um espetáculo e ficou conhecida nacionalmente na voz de Nelson Gonçalves.

Esse contou toda essa história recebendo aplausos da dupla de cantores homenageados e do auditório presente, entre os quais muitas estrelas globais.

E começou dizendo a Mion: “Você me mandou buscar, lá no Raso da Catarina para eu contar aqui essa história do nome de Maria Bethânia dado à minha filha aqui presente. Foi seguinte...

Bom, melhor ouvir tudo nesse vídeo, que gravei direto da TV e Nilton Alcântara editou para o site.Com o nosso abraço ao colega Edson Mendes e o nosso aplauso por levar, para onde vai, as nossas raízes sertanejas, pauloafonsinas, do Juá, do Raso da Catarina. (Galdino, amigo e colega da ALPA).

Obs: Por vários anos Edson Mendes foi funcionário da agência do Bando do Brasil na antiga cidade de  Petrolândia/PE

Antônio Galdino  - Folha Sertaneja

Nenhum comentário:

Postar um comentário