domingo, março 10, 2024

Destaque da semana: Petrolândia é contemplada com CEU de Cultura, equipamento cultural de caráter comunitário destinado a múltiplos usos

Foto: Prefeitura de Itapira-SP

Pernambuco foi contemplado pelo Novo PAC Seleções, anunciado na última terça-feira (07) pelo Governo Federal, com duas iniciativas que vão impulsionar a cultura do nosso Estado. Foram selecionados 21 projetos, sendo 17 a serem executados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O destaque é a construção de 15 CEUs de Cultura – espaços de vivência cultural e de democratização do acesso à fruição e à produção artística - em 15 municípios das diversas regiões de Pernambuco.

Além disso, há seis projetos voltados para a preservação e recuperação do nosso patrimônio histórico, com tombamento federal. Dentre os selecionados, a Fundarpe ficará responsável pela execução dos projetos no Conjunto dos Chalés do Carmo, de Olinda; e Memorial llê do Terreiro Obá Ogunté no Sítio Pai Adão, no Recife.

Os municípios beneficiados são Arcoverde, Buíque, Camaragibe, Custódia, Floresta, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paudalho, Petrolândia, Petrolina, São Lourenço da Mata e Serra Talhada.

O que o CEU de Cultura?

De acordo com o Ministério da Cultura, o CEU da Cultura é um equipamento cultural, de pequeno a médio porte e caráter comunitário, composto por espaços associados à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente. O Governo Federal vai destinar R$ 2 milhões para a construção e aquisição de mobiliário, um projeto de referência e um manual para adaptação do projeto aos terrenos. O Governo Estadual é responsável pela implementação de todas as fases do contato: mobilização social, execução da obra e aquisição do mobiliário, incluindo a realização das licitações necessárias.
 
O projeto do CEU da Cultura prevê módulos para biblioteca, incubadora cultural e espaço multiuso, além de um conjunto de módulos eletivos, que serão selecionados pela comunidade local, a saber: Laboratório de Economia Criativa, Cineteatro, Cozinha Comunitária, Estúdio de gravação, Sala de dança, equipamento de ginástica, quadra policultural e parque infantil.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do MinC e Secult-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário