segunda-feira, abril 03, 2023

Fundarpe leva ciclo de oficinas sobre patrimônio cultural a Arcoverde e Serra Talhada nesta segunda e terça

Encontros discutem temáticas relacionadas ao patrimônio ferroviário do Estado, ao Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE) e ao Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural (Foto: Costa Neto/Secult-PE)

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco realiza no sertão pernambucano mais uma rodada de oficinas sobre o patrimônio ferroviário do Estado e os editais do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE) e do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural. Desta vez, as edições acontecem nos municípios de Arcoverde e Serra Talhada, respectivamente, nesta segunda (3), no Sesc Arcoverde, das 14h às 21h; e nesta terça-feira (4), no Museu do Cangaço, das 9h às 16h. O encontro aberto ao público conta com a presença de diversos fazedores de cultura, como mestres, mestras e grupos detentores da cultura popular pernambucana, bem como profissionais ligados à preservação do patrimônio cultural.

As oficinas são promovidas pela Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, por meio dos setores de Educação Patrimonial, da Coordenadoria do Patrimônio Imaterial e da Unidade de Preservação, e contam com a parceria das prefeituras locais. A entrada é sujeita à lotação dos espaços.
“Para a oficina sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco, estão sendo convidados pessoas da sociedade civil quanto do poder público que tenham alguma relação ou atuação com o tema, como professores, pesquisadores, produtores culturais e gestores. Para a oficina do RPV-PE estão sendo convidados, principalmente, detentores culturais, pessoas que têm interesse na candidatura ao Patrimônio Vivo, como mestres, mestras e grupos da cultura popular. Em relação ao Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, o público alvo são pessoas interessadas em submeter projetos na área da preservação do patrimônio cultural”, explica Amanda Paraíso, coordenadora de Educação Patrimonial da Fundarpe.

Voltada para o patrimônio ferroviário, a oficina Entre Trilhos e Memórias - Diálogos sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco tem como objetivo contribuir para a preservação da memória ferroviária e para a construção de estratégias de planos de preservação e de salvaguarda do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco. Em Arcoverde, a oficina foi realizada pela manhã. Já em Serra Talhada, acontecerá no turno da tarde.

Em seguida, são realizadas as oficinas para explicação do edital do RPV-PE e do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, com um momento para que os participantes possam tirar suas dúvidas e esclarecimentos sobre os processos de inscrição em cada um deles. Para mais informações, o e-mail para contato é o e.patrimonial@gmail.com.

Serviço:
Ciclo de oficinas sobre patrimônio cultural da Fundarpe

Segunda (3), das 14h às 21h
Sesc Arcoverde (Rua Cap. Arlíndo Pachêco de Albuquerque, 364 - Centro, Arcoverde)

Terça-feira (4), das 9h às 16h
Museu do Cangaço (Vila Ferroviária (antiga estação de trem S/N - São Cristovão, Serra Talhada)

Gratuito | Entrada sujeita à lotação dos espaços

Mais informações: e.patrimonial@gmail.com

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário