domingo, setembro 25, 2022

Túnel do Tempo/Petrolândia: Visita à Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga em 2018 e fotos do início da obra

Ancilon Leal Rodolfo, Leonardo Cavalcante, Cloaci, este blogueiro Assis Ramalho e o chesfiano Ney (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Neste domingo (25), o Blog de Assis Ramalho relembra a visita à Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga há quatro anos, no final da tarde de 14 de setembro de 2018. Na companhia do meu irmão Ancilon Leal Rodolfo (Karne&Keijo), dos nossos primos Cloaci Leal Martins (Mercado Nova Cidade) e Leonardo Cavalcante (Supermercado Louana), e da esposa/fotógrafa/blogueira Lúcia Xavier, fomos recepcionados pelo nosso amigo Ney, servidor da Chesf, que nos guiou pelas instalações da usina. 

Este blogueiro participou da grande obra que foi a construção da barragem nos serviços de topografia. Naquele tempo, este senhor agora careca ostentava uma vasta cabeleira. 

Mais fotos dessa visita estão disponíveis no link https://albunsblogar.blogspot.com/2018/09/visita-usina-luiz-gonzaga.html

A Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, inaugurada como Usina Hidrelétrica de Itaparica em 1988, localizada na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na divisa com o estado da Bahia. A usina foi renomeada em homenagem ao cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião (1912-1989). A construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga-Itaparica pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf ) foram iniciadas em 1979 para aproveitar o potencial de geração de energia do Rio São Francisco.

A Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga está situada entre as usinas hidrelétricas de Sobradinho e Paulo Afonso, ambas na Bahia. A Luiz Gonzaga possui seis geradores com capacidade de 246,6 mil quilowatts, totalizando a capacidade de gerar cerca de 1480 MW.

Com 105 metros de altura e 4.700 metros de comprimento a construção da barragem levou à formação do Lago de Itaparica, pode acumular quase 11 bilhões de m³ (metros cúbicos) e ocupa área de 834 km² (quilômetros quadrados). O reservatório inundou áreas da Bahia e Pernambuco antes habitadas por cerca de 10,5 mil famílias. Os moradores foram reassentados em novas áreas urbanas e rurais, inclusive em locais destinados a projetos de irrigação, dentro dos próprios municípios.

Abaixo, mais fotos de nossa visita à UHE Luiz Gonzaga e fotos da construção da usina que agradeceríamos saber o nome do fotógrafo para registrar o crédito. 



Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário