sexta-feira, agosto 12, 2022

Petrolândia: Dani Portela, mulher negra, feminista e campeã de votos - vereadora mais votada do Recife e candidata a deputada esþadual, é entrevistada na Web Rádio Petrolândia

 

Entrevista foi concedida na manhã desta quinta (11) dentro do Programa Acordando com as Notícias, com Assis Ramalho: Em 2018 ela foi candidata ao Governo de Pernambuco, alcançando o 3º lugar, Em 2020 foi eleita vereadora do Recife, sendo a mais votada da eleição. Hoje é presidenta da Comissão da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara dos Vereadores do Recife e é integrante titular da Comissão da Mulher - Foto: Lúcia Xavier/BlogAR


Dani Portela (PSOL), vereadora do Recife e candidata a deputada estadual, foi entrevistada ao vivo por Assis Ramalho na manhã desta quinta-feira (11/08/2022), no programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista que teve participação de ouvintes, através de mensagens de Whatsapp, Dani afirmou que veio às cidades de Petrolândia e Tacaratu para conversar com lideranças locais e apresentar o seu projeto para eleições 2022, além de realizar escutas para incorporar as demandas da região em seu compromisso de mandata. Ela diz querer ampliar sua experiência exitosa no legislativo municipal para o âmbito estadual.

Na entrevista, Dani lamenta desigualdade da mulher nos espaços de poder na política brasileira“ Não existe democracia plena sem as mulheres nos espaços de decisão, somos a maioria da população e minoria dos espaços de decisão”. Foi assim que definiu a vereadora mais votada do Recife nas eleições 2020,

Ela também lamentou saber que em Petrolândia tem apenas uma mulher ocupando uma vaga na Câmara Legislativa, e nenhuma em Tacaratu, "infelizmente, a grande maioriade mulher não votar em mulher' disse Dani, garantindo que, em seu mandato, dará voz às mulheres e a negro, que, segundo ela, precisam de mais presença nos espaços de poder e de definição de políticas públicas.

Veja mais abaixo todo o história de vida e luta de Dani Portela

Encontro em Tacaratu
O encontro com Dani Portela acontece nesta quinta-feira ( 11/08/2022) no Romeirão, no centro da vizinha cidade de Tacaratu, com início às 19h00.

A entrevista concedida à Web Rádio Petrolândia está disponível na íntegra nos vídeos abaixo




História de vida e luta de Dani Portela

Dani estreou na política como candidata ao Governo de Pernambuco pelo PSOL em 2018, alcançando o terceiro lugar no pleito, sendo até hoje a mulher com a maior votação nominal ao cargo. Em 2020 foi eleita vereadora do Recife, também pelo PSOL, sendo a parlamentar mais votada da eleição.

Adotada aos sete meses de vida no Recife, a socialista não sabe o dia e nem a hora que nasceu, muito menos quem sejam seus pais biológicos, mas conta que foi acolhida por uma mãe, um pai e um irmão mais velho em um lar de amor e respeito. A família ensinou a repartir tudo o que ganhasse, com a perspectiva de que deveria fazer diferença não só na própria vida, mas também na do próximo. Só aos 17 anos, ela soube que havia sido adotada.

Foi também na juventude que Dani se descobriu professora. “Com 14 anos, recebi de presente um curso de alfabetização de adultos pelo método Paulo Freire. Foi ali que se abriu um universo na minha mente que alfabetizar e ensinar a ler é muito mais do que juntar sílabas e formar palavras, mas [é sobre] ler o mundo e transformar a realidade de maneira crítica”. Posteriormente, ela se formou em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); mas, seja no caminho da advocacia ou no da educação, ambos tinham como fim a defesa dos direitos das minorias. “Sempre olhei para questões de gênero e de violência entendendo que a centralidade é o enfrentamento às opressões, sejam elas de classe, de raça ou de gênero”, disse.

Sua atuação como advogada se concentrou na defesa dos direitos das mulheres e junto ao movimento sindical, principalmente com sindicatos da área de educação.

Em 2018 foi candidata ao Governo de Pernambuco pelo PSOL, alcançando o terceiro lugar no pleito, sendo até hoje a mulher com a maior votação nominal ao cargo. Em 2020 foi eleita vereadora do Recife, também pelo PSOL, sendo a parlamentar mais votada da eleição. Hoje é presidenta da Comissão da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara dos Vereadores do Recife e é integrante titular da Comissão da Mulher.

Crítica ao PSB

“Somos governados há anos pelo mesmo partido, que se preocupa mais com a imagem pública do que com ações efetivas para a população. Precisamos falar em alternância de poder”, declara Dani.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário