quinta-feira, março 03, 2022

Carteira de Identidade: Pernambuco tem até março de 2023 para começar a emitir o novo modelo de RG


Novo RG — Foto: Reprodução/Globo

O governo federal anunciou, no dia 23 de fevereiro, o novo modelo de carteira de identidade a ser adotado em todo o Brasil. Em Pernambuco, o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) é o responsável pela emissão dos RGs e tem até 1º de março de 2023 para se adequar ao novo padrão.

O documento trará uma identificação única por meio do CPF para todo país e poderá ser consultado pela internet, a partir do recebimento. Segundo Hênio Procópio, assessor do IITB, o número antigo do RG desaparecerá do documento, mas seguirá existindo para controle interno dos institutos.

Ele disse, ainda, que a maior parte do acervo de RGs de Pernambuco já é digital, e isso facilita a migração para a nova identidade. No entanto, ainda não há data para que as novas cédulas comecem a ser emitidas no estado. A primeira emissão da nova identidade vai ser gratuita.

"Temos uma carteira forte, já, com muitos dados, e estamos preparados. Contudo, estamos com tratativas com a Receita Federal e com a gráfica que faz o papel de segurança para organização do layout, utilização do CPF e montar um cronograma para divulgar para a população", declarou.

Em Pernambuco, a emissão de RGs é iniciada por meio de um agendamento feito pela internet, no qual o cidadão insere dados pessoais e marca o atendimento presencial. Antes, era preciso levar foto 3x4. Atualmente, a foto é feita pelo estado e a coleta de biometria é digitalizada.

"Pernambuco modernizou, em 2019, a carteira, o método de coleta de biometria, da biografia do cidadão. Então, a gente está preparado para, logo logo, colocar em prática essa nova carteira", disse. "O estado está preparado para absorver essa demanda e colocar em prática o mais rápido possível", declarou.

Um dos problemas que a nova identidade pode solucionar é a emissão de múltiplos RGs em estados, já que os bancos de dados estaduais não estão em rede. Com isso, os cidadãos que precisavam mudar de estado não conseguiam manter o número do RG do estado anterior.

"Hoje, o cidadão pode tirar 27 carteiras de identidade, nas 27 unidades da federação. Além da unificação de bases, a gente vai poder consultar outros estados. Isso, para a segurança pública, é primordial, além de o documento ser mais moderno. Um documento que vai poder ser em cartão, inclusive. Muito mais difícil fraudar", afirmou Hênio Procópio.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário