quarta-feira, dezembro 15, 2021

Marketing de produto: como atrair clientes antes que seu produto esteja pronto


Se você está configurando ou planejando montar sua própria startup, seus primeiros pensamentos provavelmente estarão focados na obtenção de fundos e, em seguida, no desenvolvimento de produtos. Isso é o que muitos fundadores fazem.

No entanto, apenas alguns se concentram no terceiro pilar muito importante, ou seja, marketing de produto. Neste artigo, você entenderá por que vale a pena investir nisso desde o início, assim que nasce a ideia de um produto, e como executá-lo de maneira eficaz.
O que é marketing de produto?

O marketing de produto visa aumentar a conscientização entre clientes em potencial e outras pessoas antes mesmo de o produto estar no mercado.

Este conceito inclui a pesquisa de mercado, a preparação da visão do produto, a descoberta de quem são os seus futuros clientes (criação de uma persona), a decisão de como o produto será distribuído, bem como a comunicação e compreensão do produto (também entre os responsáveis ​​pelo marketing e vendas).
Por que vale a pena realizar atividades de marketing desde o início?

Pense no marketing de um produto que ainda não foi feito como um bom teaser de filme. Depois de assistir, você não conhece o enredo ainda, mas está muito animado para a estreia. Este é o seu trabalho.

Graças às atividades descritas abaixo, você não só promoverá o produto e obterá os primeiros usuários, mas também atrairá a atenção de investidores.
Obtenha os primeiros usuários

Você precisa saber que apenas uma em cada dez startups é bem-sucedida, enquanto o restante está fora do jogo. De acordo com a CB Insights, o motivo mais comum de falha (até 42%) é a falta de demanda do mercado para um determinado produto.

Portanto, tendo uma ideia de negócio, promova-a desde o início e você ganhará um banco de dados de pessoas potencialmente interessadas nela. No entanto, não os trate apenas como futuros clientes, mas sim como primeiros usuários.

Estas serão as pessoas com as quais você compartilhará sua versão MVP (Produto Mínimo Viável - um produto funcional com funcionalidade mínima, permitindo que você teste a lucratividade de um determinado projeto no grupo-alvo) do produto, você lhes dará a oportunidade de teste e obtenha feedback valioso.

Graças a isso, você saberá se sua ideia é apreciada pelos usuários e se tem chances de ser aceita no mercado. Você também obterá informações valiosas sobre em que direção desenvolver seu produto, quais funções ele não possui e quais são menos úteis. Tudo isso permitirá que você obtenha a resposta à pergunta mais importante: a sua ideia resolve os problemas do grupo-alvo e é valiosa para eles?
Aquisição de investidores

O marketing de produto também funcionará a seu favor durante a arrecadação de fundos. Certamente é o processo mais difícil e demorado na hora de construir uma startup, por isso vale a pena mostrar aos investidores quais atividades você já realizou.

Se você puder mostrar seu marketing neste estágio inicial, está levando seu produto a sério. Se você também mostrar que já conseguiu reunir um banco de dados de pessoas interessadas nele, será mais um sinal de que sua ideia merece atenção.
Marketing de produto: como promover um produto que ainda não foi criado?

Mesmo que uma linha do código do seu aplicativo ou site ainda não tenha sido criada, isso não é um obstáculo para iniciar as atividades promocionais. Afinal, o marketing está vendendo a visão ou as ideias por trás do produto.

É também oferecer benefícios e soluções que irão tornar a vida do público-alvo mais fácil. Abaixo, você pode ler por quais atividades vale a pena começar.
Crie uma página de destino e obtenha contatos

Você não precisa criar um site extenso imediatamente. No início, uma única página de destino é o suficiente. Seu principal objetivo deve ser coletar uma base de recipientes interessados ​​no produto emergente.

Para isso, informe no site qual solução você está criando e quais os benefícios que ela traz para os futuros usuários. Um elemento obrigatório do site deve ser um formulário para se inscrever em seu banco de dados de e-mail. Incentive os visitantes da sua landing page a deixarem seus endereços para avisá-los quando o produto estiver pronto.

Existem casos em que uma landing page bem preparada gera milhares de endereços de pessoas interessadas no produto. Antes disso, no entanto, você deve ganhar tráfego nele. Para isso podem ser usados:

Google Ads;

Artigos na mídia comercial e blogs;

Comunicados de imprensa;

Promoção em grupos do Facebook ou LinkedIn;

Publicações em fóruns temáticos;

Conteúdo de vídeo no YouTube, Vimeo etc.

E muito mais. Como você pode ver, as possibilidades são infinitas.
Envolva seu público e conquiste novos usuários

O processo de criação de um produto e obtenção de fundos geralmente leva meses, então as pessoas que deixaram um endereço em sua página de destino podem até esquecê-lo.

Portanto, vale a pena relembrá-los de vez em quando e enviar um e-mail com informações sobre o estágio do seu projeto ou simplesmente com informações interessantes do setor.

Quando seu produto estiver pronto, avise seu público primeiro. Envie-lhes uma mensagem com um link para baixar a primeira versão do aplicativo e escreva que em breve receberão outro e-mail pedindo feedback.

Então, depois de decorrido o tempo, planeje a próxima remessa, que incluirá, por exemplo, um link para uma pesquisa ou outra ferramenta para coletar feedback.

Use webinars para promover seu produto

Por muito tempo, os webinars foram muito populares em empresas B2B e B2C. Use-os para atingir um público mais amplo com informações sobre seu produto, seja ele um  calçado masculino ou não, e para despertar ainda mais o interesse das pessoas que já se inscreveram em sua base de público. É claro que você pode informar o último grupo sobre o webinar por e-mail.

Ao criar uma startup, você deseja entregar um produto que resolva os problemas de um determinado grupo de pessoas ou que lhes ofereça certos benefícios. Portanto, organize um webinar que seja valioso para essas pessoas, discuta os problemas que você deseja combater, dê dicas sobre como lidar com esses problemas e anuncie que está criando um produto que os resolverá no futuro.

Você não precisa realizar pessoalmente um webinar, você pode contratar um especialista em um determinado campo. Existem muitas pessoas que constroem sua marca pessoal e querem se mostrar para um público mais amplo.

Por: Carlos menezes

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