domingo, novembro 14, 2021

Preservando a história de Tacaratu: O CAFÉ COM MEMÓRIA NA CASA DA CULTURA recebe Dona Martinha Maria de Queiroz Santos

Para preservar a história do seu povo, a prefeitura de Tacaratu lançou o projeto: O "CAFÉ COM MEMÓRIA NA CASA DA CULTURA".Com simpatia, simplicidad, Martinha, que é filha de agricultores, falou sobre seus tempos de infância, da colheita do feijão, da mandioca e da festa após a farinhada com muito samba, viola e côco. Contou carinhosamente do quanto aprendeu com a professora Lilia. 



Para preservar a história do seu povo, a prefeitura de Tacaratu lançou o projeto: O "CAFÉ COM MEMÓRIA NA CASA DA CULTURA". Os mais antigos moradores da cidade estão sendo convidados a comparecer a Casa da Cultura para falar sobre as suas memórias, sobre como era a vida em Tacaratu anos atrás, os eventos importantes da cidade, as festas, as tradições, e tudo aquilo que marcou suas vidas. As imagens, documentos e objetos da Casa da Cultura servem de inspiração para o bate papo que está sendo todo registrado em vídeo. Através da memória dos idosos do município a Prefeitura pretende levantar ricas informações sobre a história de Tacaratu, dando sentido e enriquecendo ainda mais o acervo da Casa da Cultura.

O CAFÉ COM MEMÓRIA NA CASA DA CULTURA de quarta feira 10/11 recebeu Dona Martinha Maria de Queiroz Santos. Acompanhada pela filha Vera e os netos Daniel e Nicole, ela foi a Casa da Cultura visitar o espaço e contar suas memórias sobre muitas imagens antigas, objetos e documentos que formam o acervo do lugar.

Com simpatia, simplicidade e demonstrando muita energia, Martinha, que é filha de agricultores, nos falou sobre seus tempos de infância, da colheita do feijão, da mandioca e da festa após a farinhada com muito samba, viola e côco. Contou carinhosamente do quanto aprendeu com a professora Lilia e de quando casou e teve suas duas filhas.
 
Falou com emoção que separou-se, num tempo em que ninguém separava, e que criou suas filhas com muita dignidade, chegando a completar os estudos do fundamental junto com as filhas (Martinha numca desiste de aprender cada vez mais); Disse com orgulho que tornou-se agricultora, trabalhou no sindicato de Tacaratu, já viajou muito defendendo os direitos dos agricultores e também das mulheres, participando de vários movimentos feministas, como as Marchas das Margaridas.
 
Dona Martinha, que está com 84 anos, adora dançar, principalmente a quadrilha junina de Tacaratu e a gente deseja tudo de melhor para essa "margarida" guerreira e alegre de nossa cidade.
Foi muito bom receber Dona Martinha, ouvir e gravar suas histórias. Em breve divulgaremos pequenos trechos das entrevistas todas do projeto.

E quem quiser participar, é só marcar com Ângela e Monica na Casa da Cultura ou mandar uma mensagem pro telefone Zap 81.98713.7229 que a gente agenda a entrevista.
Venha simbora tomar um cafezinho com a gente!! Será uma alegria te receber!!!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Prefeitura de Tacarau

Nenhum comentário:

Postar um comentário